¿Letramento racial tem sido um termo muito ouvido atualmente, mas pouco compreendido por grande parte da população. E, para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o conceito, o ator André D’Lucca apresenta a peça ‘Sankofa: Resgate da Ancestralidade’ para o público de quatro municípios mato-grossenses, a partir desta terça-feira (19.03). A produção conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e tem entrada gratuita.
‘Sankofa: Resgate da Ancestralidade’ traz saberes ancestrais da herança africana e apresenta o empoderamento do povo negro, com revelação de nomes pessoas pretas que contribuíram para a formação histórica do Brasil. Assim, a peça busca provocar reflexões sobre identidade, pertencimento, resistência e cultura do povo negro, apresentando conhecimentos sobre questões raciais dentro de uma perspectiva antirracista.
A palavra Sankofa refere-se a um símbolo africano, que remete a aprender com o passado para construir o presente e futuro. O termo letramento racial foi criado em 2003 pela socióloga afro-americana France Winddance Twine, e traduzido no Brasil pela pesquisadora Lia Vainer Schucman. Resumidamente, pode ser descrito como um processo de reeducação racial para desconstruir formas de pensar e de agir que estão naturalizadas socialmente em relação a pessoas negras e pessoas brancas.
A primeira cidade a receber o espetáculo durante este período de circulação será Alta Floresta, nesta terça-feira, 19, às 20h, no Espaço Cultural Teaf. Depois, a peça será apresentada em Cáceres, dia 21 de março, no auditório da Escola Técnica Estadual. Em Cuiabá, o espetáculo chega na sexta-feira (22.03), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. A última apresentação será em Tangará da Serra, no dia 23 de março, no Centro Cultural.
O espetáculo é encenado em um monólogo, com texto e interpretação de André D’ Lucca e direção de Mawusi Tulani, figurino de Jean Guaré, fotografia de Fábio Motta, arte digital de Fernanda Fernandes, iluminação do Loro da Hiald.
O projeto ‘Monólogos sobre a Ancestralidade’ é uma realização da Associação Cuiabana Belas Artes (Acuba) com o patrocínio da Secel via emenda parlamentar, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da TV Centro América.
Serviço | Espetáculo Sankofa: Resgate da Ancestralidade
Terça-feira (19.03) – Alta Floresta (no Espaço Cultural Teaf), às 20h
Quinta-feira (21.03) – Cáceres (auditório da Escola Técnica Estadual)
Sexta-feira (22.03) – Cuiabá (Cine Teatro Cuiabá), às 20h. Ingressos AQUI https://www.sympla.com.br/sankofa__2368108
Sábado (23.03) – Tangará da Serra (Centro Cultural)
Entrada: gratuita. A organização está recebendo doação de 1 litro de leite longa vida, não obrigatório, para uma ação beneficente.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.