Dez mandados judiciais foram cumpridos na Operação Transamazônica, deflagrada pelas Polícias Civil dos Estados de Mato Grosso e Amazonas, no sábado (16.03), na cidade de Manaus.
Foram cumpridas sete mandados de busca e apreensão domiciliar, e três prisão decretadas contra pessoas investigadas pelo crime de tráfico interestadual de drogas.
As investigações da Delegacia de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá), iniciaram após a apreensão de 82 quilos da droga conhecida como “Skunk”, no município.
Durante as diligências, os policiais civis identificaram que as três pessoas estavam ligadas a estrangeiros, que transportavam pelo Rio Japurá, drogas da Colômbia para o Amazonas.
Após as prisões, dois dos presos foram conduzidos de aeronave para o Centro de Detenção de Peixoto de Azevedo e Colíder, conforme decisão judicial expedida pela Justiça da Comarca de Manaus, para continuidade das apurações.
Conforme o delegado responsável pela investigação, Geordan Fontenelle, a Rota Amazônica é conhecida por utilizar percursos alternativos que chegam até o nordeste do Brasil, em Natal (RN) e Fortaleza (CE), assim facilitando a exportação de droga com destino a Europa.
“Esta operação conjunta demonstra o avanço da Polícia Civil de Mato Grosso, no combate ao tráfico de drogas, demonstrando que os trabalhos não se limita às divisas do próprio Estado”, completou o delegado.
Ação integrada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e a Polícia Boliviana, recaptura criminoso fugitivo da Penitenciária Central do Estado (PCE).
O procurado, de 32 anos, foi localizado neste sábado (23.11), na Bolívia, após trabalho integrado entre as forças de segurança pública de Mato Grosso e Bolívia.
O paradeiro do foragido foi descoberto nas investigações da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, em parceira com a Delegacia Regional de Cáceres, por meio da 1ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cáceres.
Considerado indivíduo de alta periculosidade e líder do tráfico de drogas na cidade de Juína, o foragido estava com vários mandados de prisão em aberto por crimes de roubo e tráfico.
Depois de preso na Bolívia, o criminoso foi levado até a fronteira no município de Cáceres, onde foi conduzido pela Polícia Civil até a 1ª Delegacia de Polícia para as devidas providências cabíveis.
A Polícia Civil de Mato Grosso vem atuando de forma integrada com a Polícia Boliviana, visando prender criminosos que se encontram no país vizinho.