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MATO GROSSO

Em reunião de Conselho Nacional, secretário de Educação destaca avanços da rede de ensino de MT

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O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participa da 1ª Reunião Ordinária do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, no Hotel Marupiara, em Porto de Galinhas, Pernambuco. O evento começou nesta quinta-feira (14.03) e segue até sexta-feira (15.03), onde serão abordados temas como definições e posicionamentos sobre as mudanças no Novo Ensino Médio, a Lei do Piso do Magistério e o novo Plano Nacional de Educação.

Segundo Alan Porto, uma das discussões mais intensas está em torno do Novo Ensino Médio, que é organizado por áreas do conhecimento e não por matérias.  Alan destacou o desafio de engajar os jovens, ensinar e prepará-los para serem protagonistas de suas carreiras profissionais.

“O Novo Ensino Médio veio para revolucionar esta nova forma de fazer a educação no país e, em Mato Grosso, largamos na frente. Fomos o primeiro Estado a firmar esta parceria com o setor produtivo. O resultado disso no projeto de vida dos jovens é impactante, além dos resultados a médio e longo prazo com a geração de oportunidades de emprego”, disse o secretário  no evento.

Ainda sobre os itinerários formativos de educação técnica, o secretário falou que o Governo de Mato Grosso vem reforçando a oferta de vagas com importantes parcerias como as realizadas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Conforme Alan, a Seduc projeta para 2024, aproximadamente 16% de atendimento na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Já a meta até 2026, é chegar próximo de 30% dos estudantes do Ensino Médio. Ele ainda apresentou no evento as boas práticas implementadas na Educação pelo Governo de Mato Grosso.

Em 2023, 72% das crianças mato-grossenses terminaram o ano como leitoras. Isso representou um aumento de 40 pontos percentuais em relação a 2021. “É a prova de que estamos no caminho certo em nossa política de ensino e de aprendizagem”, explicou.

“Este cenário já é reflexo dos resultados do Plano EducAção 10 Anos, formado por 30 políticas educacionais e mais de 130 ações aplicadas em todas as áreas. O Governo de Mato Grosso estabeleceu a meta de colocar a rede estadual de ensino entre as mais bem avaliadas no país até 2032.  Todos os nossos cenários são otimistas”, concluiu.

No evento, os secretários ainda vão avaliar o andamento da Agenda da Aprendizagem do Consed e discutir as próximas ações dos fóruns temáticos e grupos de trabalho formados por técnicos dos Estados.

 “A reunião do Consed está sendo um ambiente de trocas, como define o próprio slogan do evento: A nossa força está no coletivo”.

O Ministério da Educação também se fará presente por meio da Secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. Ela vai conversar com os gestores sobre a implementação do programa Pé de Meia, entre outras ações do MEC.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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