Connect with us

MATO GROSSO

Seduc participa de lançamento de e-book com foco na proteção de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) participou, nesta quarta-feira (15), às 15h, do lançamento do e-book com orientações sobre o atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência, desenvolvido pela Rede Protege de Cuiabá, da qual faz parte. O evento ocorreu na sede da Defensoria Pública, no Centro Político Administrativo.

A Rede Protege tem como objetivos a redução da revitimização de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, fortalecimento da cultura do trabalho em rede e celeridade nas intervenções. O trabalho articulado da rede de proteção da criança e do adolescente de Cuiabá conta com a participação de diversas instituições, entre elas, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Defensoria Pública.  

A analista assistente social da Defensoria Pública, Karolline Rodrigues de Oliveira, destaca que o material é resultado de diversas reuniões, articulações intersetoriais e elaboração dos fluxos pelos grupos de trabalho. “O e-book é de grande importância para uma atuação profissional segura e com foco na proteção integral de crianças e adolescentes, no que diz respeito ao atendimento de situações de violência interpessoal e autoprovocada”, ressaltou. 

Patrícia Carvalho, do Núcleo de Mediação, ligado à Secretaria-Adjunta de Gestão Regional da Seduc, representa a pasta na Rede Protege e participou ativamente do processo de construção do e-book. Segundo ela, a participação de dezenas de entidades e instituições é fundamental para somar esforços na proteção às crianças e adolescentes.

“Nesse contexto, o papel da escola é fundamental. Muitas vezes, a educação representa uma porta para a garantia desses e de outros direitos interseccionalmente alinhados”, disse Patrícia. Sobre o e-book, ela reforça os seus objetivos, que são orientações que, se forem seguidas, resultarão na diminuição da fragmentação e do conflito de competências, potencializando o bom funcionamento da Rede Protege.

Além da Seduc-MT, também participaram representantes das secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Cuiabá, Centro de Direitos Humanos, Conselho Tutelar de Cuiabá, Rede de Territórios Educativos de Cuiabá, entre outros.

Baixe o e-book aqui.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Membro de organização criminosa responsável por diversos roubos e furtos é preso por receptação em Confresa

Publicado

em

Por

Um homem identificado como receptador de produtos subtraídos por uma organização criminosa envolvida em diversos furtos em Confresa foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta terça-feira (29.10), em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

O suspeito, de 28 anos, atuava como um colaborador dos furtos e com ele foi apreendido um ar-condicionado que já estava instalado em sua residência. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de receptação e organização criminosa.

A prisão do suspeito ocorreu em continuidade às investigações que desarticularam a organização criminosa envolvida em diversos furtos no município, que resultaram na prisão de cinco integrantes do grupo, no último dia 23 de outubro.

Confira aqui: Polícia Civil prende cinco suspeitos e desarticula grupo criminoso envolvido em furtos

Com informações de que o suspeito seria um dos receptadores dos materiais furtados, assim como um colaborador do grupo criminoso indicando possíveis locais para a prática de crimes, os investigadores da Derf foram até a residência dele intimá-lo a prestar esclarecimentos. Questionado sobre os fatos, o suspeito negou qualquer tipo de envolvimento com o grupo criminoso.

Ainda durante as investigações, foi apurado que a vítima era vizinha do suspeito e que ele já havia trabalhado em sua residência, confirmando que o investigado passou informações para o grupo criminoso para a prática do furto no local.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Derf de Confresa, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante por receptação e organização criminosa, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora