Connect with us

Cuiabá

‘Xodó’ da equipe pediátrica, Gabriel, que passou quase 3 anos internado no HMC, recebe alta definitiva

Publicado

em

O ‘xodozinho’ da equipe pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá  ( HMC), Gabriel Xavier Aquino de Souza, 12 anos, recebeu alta hospitalar de maneira definitiva, na terça-feira (14/03), após admissão pela Assistência Domiciliar (Home Care), modalidade de atenção à saúde, com internação domiciliar, sendo uma extensão do hospital. 

Hospitalizado desde 20/07/2021, Gabriel passou boa parte do tempo na UTI pediátrica do HMC, no último ano de internação, foram idas e vindas entre o Hospital Municipal de Cuiabá e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, unidade especializada para tratamento da enfermidade que ele possui, Síndrome do Intestino Curto. 

“Essa alta representa uma grande vitória na vida do Gabriel, pois, quando ele chegou aqui estava muito debilitado e com um diagnóstico muito grave, com o quadro de desnutrição e Síndrome do Intestino Curto. Graças ao empenho de muitos profissionais ele conseguiu se recuperar, e hoje tem a alegria de retornar para o lar.  Estamos todos felizes pela sua recuperação”, destacou Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que faz a gestão do HMC, sob a administração do prefeito Emanuel Pinheiro. 

Segundo o diretor-geral, Paulo Rós, todos os atos médicos foram praticados em favor do paciente, que resultou em um quadro clínico de estabilidade, mas havia a necessidade de uma unidade especializada no tratamento intestinal necessário. 

“Esse serviço não é ofertado no estado de Mato Grosso, assim todos os atos médicos e administrativos foram praticados para regulação do paciente para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), dando início então ao tratamento no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, mas como o quadro clínico era delicado, ao chegar em Mato Grosso, Gabriel voltava para a internação do HMC até conseguir o benefício do home care. A gestão municipal tem essa sensibilidade e ofereceu a melhor assistência possível ao Gabriel e sua família”, explicou. 

Para Gabriel, que mora em Cuiabá, no bairro Jardim Novo Colorado, a alta hospitalar definitiva representa uma grande alegria. “Quero voltar a escola, a brincar e passear. Tenho tantas coisas para fazer que não sei por onde começar. Agradeço a Deus e toda a equipe pediátrica do HMC pelo carinho”, disse. 

Segundo a Responsável Técnica do setor Pediátrico, Rosenil Magalhães, durante todo o período de tratamento a equipe multidisciplinar pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá acompanhou os momentos de fragilidades do Gabriel e da sua família na espera do tratamento domiciliar (home care). 

“Nosso sentimento é de felicidade, finalmente nosso xodó foi para casa. Toda a equipe contribuiu para que tudo ocorresse da melhor maneira humanizada. Estamos muito felizes pelo êxito do tratamento”, enfatizou Rosenil. 

Para a médica Marjore Perin, do serviço de home care, responsável pela admissão do paciente, explica que Gabriel vai ter os cuidados diários dos profissionais da saúde em casa. 

“Ele receberá nutrição parenteral no período noturno e fará uso de medicações, conforme recomendado pela unidade hospitalar especializada em São Paulo”, informou.   

A avó de Gabriel Benedita Aquino, 64 anos, acompanhou a alta do neto e agradeceu toda a equipe do Hospital Municipal de Cuiabá. “Gabriel foi muito amado aqui neste hospital, muito bem tratado. Quero agradecer a todos”, finalizou. 

Devido à complexidade, Gabriel continuará com os acompanhamentos periódicos no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, e ao retornar, não precisará mais ficar hospitalizado no HMC. Ele receberá os cuidados via serviço de home care em casa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora