Connect with us

Cuiabá

‘Xodó’ da equipe pediátrica, Gabriel, que passou quase 3 anos internado no HMC, recebe alta definitiva

Publicado

em

O ‘xodozinho’ da equipe pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá  ( HMC), Gabriel Xavier Aquino de Souza, 12 anos, recebeu alta hospitalar de maneira definitiva, na terça-feira (14/03), após admissão pela Assistência Domiciliar (Home Care), modalidade de atenção à saúde, com internação domiciliar, sendo uma extensão do hospital. 

Hospitalizado desde 20/07/2021, Gabriel passou boa parte do tempo na UTI pediátrica do HMC, no último ano de internação, foram idas e vindas entre o Hospital Municipal de Cuiabá e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, unidade especializada para tratamento da enfermidade que ele possui, Síndrome do Intestino Curto. 

“Essa alta representa uma grande vitória na vida do Gabriel, pois, quando ele chegou aqui estava muito debilitado e com um diagnóstico muito grave, com o quadro de desnutrição e Síndrome do Intestino Curto. Graças ao empenho de muitos profissionais ele conseguiu se recuperar, e hoje tem a alegria de retornar para o lar.  Estamos todos felizes pela sua recuperação”, destacou Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que faz a gestão do HMC, sob a administração do prefeito Emanuel Pinheiro. 

Segundo o diretor-geral, Paulo Rós, todos os atos médicos foram praticados em favor do paciente, que resultou em um quadro clínico de estabilidade, mas havia a necessidade de uma unidade especializada no tratamento intestinal necessário. 

“Esse serviço não é ofertado no estado de Mato Grosso, assim todos os atos médicos e administrativos foram praticados para regulação do paciente para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), dando início então ao tratamento no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, mas como o quadro clínico era delicado, ao chegar em Mato Grosso, Gabriel voltava para a internação do HMC até conseguir o benefício do home care. A gestão municipal tem essa sensibilidade e ofereceu a melhor assistência possível ao Gabriel e sua família”, explicou. 

Para Gabriel, que mora em Cuiabá, no bairro Jardim Novo Colorado, a alta hospitalar definitiva representa uma grande alegria. “Quero voltar a escola, a brincar e passear. Tenho tantas coisas para fazer que não sei por onde começar. Agradeço a Deus e toda a equipe pediátrica do HMC pelo carinho”, disse. 

Segundo a Responsável Técnica do setor Pediátrico, Rosenil Magalhães, durante todo o período de tratamento a equipe multidisciplinar pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá acompanhou os momentos de fragilidades do Gabriel e da sua família na espera do tratamento domiciliar (home care). 

“Nosso sentimento é de felicidade, finalmente nosso xodó foi para casa. Toda a equipe contribuiu para que tudo ocorresse da melhor maneira humanizada. Estamos muito felizes pelo êxito do tratamento”, enfatizou Rosenil. 

Para a médica Marjore Perin, do serviço de home care, responsável pela admissão do paciente, explica que Gabriel vai ter os cuidados diários dos profissionais da saúde em casa. 

“Ele receberá nutrição parenteral no período noturno e fará uso de medicações, conforme recomendado pela unidade hospitalar especializada em São Paulo”, informou.   

A avó de Gabriel Benedita Aquino, 64 anos, acompanhou a alta do neto e agradeceu toda a equipe do Hospital Municipal de Cuiabá. “Gabriel foi muito amado aqui neste hospital, muito bem tratado. Quero agradecer a todos”, finalizou. 

Devido à complexidade, Gabriel continuará com os acompanhamentos periódicos no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, e ao retornar, não precisará mais ficar hospitalizado no HMC. Ele receberá os cuidados via serviço de home care em casa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora