Um Airbus A320 da Batik Air desviou da rota programada após os dois pilotos cochilarem por quase meia hora durante um voo entre as cidades de Kendari e Jacarta, na Indonésia. O incidente, ocorrido em 25 de janeiro, despertou investigações por parte do governo do país sobre os procedimentos de segurança na companhia aérea.
De acordo com uma investigação preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, o copiloto, após relatar falta de descanso devido ao cuidado com seus gêmeos recém-nascidos, foi autorizado a dormir por cerca de 30 minutos durante o primeiro voo. Apesar do pouso normal em Kendari, a situação se complicou no retorno a Jacarta.
No segundo voo, o piloto que estava de folga durante o trajeto anterior solicitou descanso ao colega. Contudo, cerca de 1 hora e 30 minutos após a decolagem, o copiloto também adormeceu, deixando a aeronave sem resposta aos chamados da torre de controle por cerca de 28 minutos.
Ao acordar e perceber a situação, o piloto que estava de folga assumiu o controle e notou que o avião havia desviado da rota programada. Embora tenha alegado problemas de comunicação, a aeronave pousou sem incidentes e nenhum passageiro ficou ferido.
As autoridades indonésias emitiram recomendações à Batik Air para reforçar seus procedimentos de segurança, destacando a necessidade de garantir a vigilância constante da tripulação durante os voos para evitar situações semelhantes no futuro.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.