Connect with us

MATO GROSSO

Museu de Arte Sacra abre inscrições para projeto de incentivo à leitura para crianças

Publicado

em

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inicia neste mês o projeto Clubinho do Livro, que irá oferecer sessões de leitura e atividades culturais para crianças e adolescentes de 06 a 13 anos. A ação contará com participação de autores regionais e lançamento de livros, em um momento descontraído para estimular o interesse e o hábito da leitura. As inscrições estão abertas pela internet e a entrada é gratuita.

Os encontros serão realizados entre 16 de março e 15 de junho, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). As atividades ocorrerão sempre aos sábados, das 9h às 12h.

Dentro da programação, haverá lançamento dos livros ‘O voo de Tilinha’, de Cristina Campos, no dia 16 de março, e ‘A boneca de rubi’, de Neide Silva, no dia 13 de abril. As obras foram publicadas com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio do Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense. Além da contação de histórias, o evento inclui bate-papo com o autor, sessão de autógrafos e café da manhã.

A proposta do Clubinho do Livro é estimular a curiosidade, o interesse pela literatura e por histórias de Mato Grosso, além de ajudar crianças e adolescentes com ampliação de vocabulário e capacidade de expressão. O projeto também tem o objetivo de incentivar a criatividade, imaginação e a investigação entre elas, proporcionando interação social e oportunidades para fazer amigos.

Neste mês de março, o próximo encontro será no dia 23, com contação de história do livro ‘O insight dos insetos’, de Divanize Carbonieri. Em abril, as sessões serão realizadas nos dias 13, 20 e 27, com os livros ‘A boneca de rubi’, de Neide Silva, ‘Vou te contar, de Marta Cocco, e ‘Angelina’, de Regina Rennó.

Os encontros do mês de maio ocorrerão nos dias 04, 11 e 18. E, em junho, serão nas datas de 1°, 08 e 15. A programação para estes dias ainda será divulgada pelo Museu de Arte Sacra.

Serviço

Clubinho do Livro

Datas: 16 e 23 de março; 13, 20 e 27 de abril; 04, 11 e 18 de maio; 01, 08 e 15 de junho

Horário: 9h às 12h

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Inscrições: Link AQUI

Contatos: educativomasmt@gmail.com e (65) 9 9965-0319

Informações: Instagram @museudeartesacramt

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora