O ex-deputado republicano George Santos anunciou na quinta-feira (7) que está concorrendo ao Congresso novamente. Santos é filho de imigrantes brasileiros e foi eleito deputado dos Estados Unidos em 2022. No ano passado, foi expulso da Câmara dos Representantes e responde na Justiça por violações éticas e crimes financeiros.
“Esta noite, eu quero anunciar que eu vou voltar para a arena da política e desafiar Nick para a batalha sobre #NY1 […] A luta pela nossa maioria é imperativa para a sobrevivência do país”, escreveu Santos em seu perfil no X, antigo Twitter.
Tonight, I came to the SOTU with an open mind and heart because I believe in the great idea that is the United States of America.
I just witnessed a weak, frail president deliver spin and lies to the American people from inside the chambers. I have made several personal…
Na publicação, Santos se refere ao deputado Nick LaLota, seu possível adversário, como um republicano com “fraco histórico”. O ex-congressista pretende retornar em uma primária em junho para concorrer em Nova York, onde já havia sido eleito representante.
Mesmo sendo réu de processos na Justiça, a Legislação dos EUA permite que Santos concorra novamente ao cargo. A expectativa do ex-congressista é retornar em uma primária marcada para junho.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.