Connect with us

Diamantino

Contribuintes de Diamantino começam a receber hoje (15.03) o carnê do IPTU 2023

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Fazenda, lançou nesta quarta-feira (15.03) no bairro Pedregal, a campanha “IPTU 2023 – Você Paga e a Prefeitura Faz por Você”. A entrega segue até o final de abril nas residências, salas comerciais e propriedades do município.

Os contribuintes que realizarem o pagamento em cota única até o prazo de 28.04 recebem 10% de desconto. O IPTU pode ser parcelado em até 8 vezes no boleto.

A Secretaria de Fazenda informa que caso o contribuinte não receba o carnê físico de sua propriedade, o mesmo poderá solicitar a nova emissão junto ao setor de tributos na sede da Prefeitura, pelo portal do contribuinte ou através do WhatsApp (65) 3336-6400 ou (65) 9.9224-1432.

O cronograma de pagamento é:

28/04 – Cota única com desconto de 10%, além da 1ª parcela para quem optar pelo parcelamento;
31/05 – 2ª parcela;
30/06 – 3ª parcela;
31/07 – 4ª parcela;
31/08 – 5ª parcela;
29/09 – 6ª parcela;
31/10 – 7ª parcela;
30/11 – 8ª parcela.

ISENÇÃO DE PAGAMENTO

Caso o contribuinte que tenha solicitado a isenção receba o carnê do IPTU, o mesmo deverá procurar o setor de tributos, presencialmente ou por telefone, para verificar a situação da solicitação.

Quem tem direito a isenção?

Proprietários de apenas 01 imóvel, sem construção de uso comercial e com moradia de pessoa idosa com mais de 65 anos ou de pessoa viúva com mais de 50 anos. A isenção só será concedida se a renda familiar mensal não exceder o valor correspondente a 120 Unidades de Padrão Fiscal (UFPD’s), que conforme decreto municipal nº 01/2023 tem o valor de R$ 37,78.

Também tem direito a isenção proprietários, cônjuges e parentes até 3º grau, que tiverem sob seus cuidados pessoas com deficiência ou invalidez, enfermos de câncer em tratamento, portadores de HIV e pacientes que realizam procedimento de hemodiálise.

BENEFÍCIO FISCAL

Caso o contribuinte que tenha solicitado o benefício receba o carnê do IPTU, o mesmo deverá procurar o setor de tributos, presencialmente ou por telefone, para verificar a situação da solicitação.

Quem tem direito ao benefício?

Para solicitar o Benefício Fiscal, que pode chegar até 40% de desconto no IPTU, o munícipe precisa estar em dia com o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e o veículo deve estar emplacado no município de Diamantino. 

Além disso, em residências deverá ser comprovado a existência de muro e calçada. Já em imóveis territoriais o terreno deverá estar limpo e possuir plantas frutíferas. Em imóveis prediais é necessário comprovar pintura nova.

IMPORTÂNCIA

Marineides Araújo, secretária de Fazenda, destacou a importância da contribuição do cidadão diamantinense, por meio do pagamento do IPTU, para desenvolvimento do município.

“O IPTU é um dos mais importantes tributos municipais, pois é a partir dessa arrecadação que desenvolvemos e fortalecemos serviços e programas para atendimento da população. Por lei, 15% do valor arrecadado é destinado às aplicações dos serviços de saúde e 25% é investido na educação municipal. Os outros 60% são empregados entre as demais secretarias”, informou.

A chefe do Departamento de Tributos, Louise Almeida, pediu à comunidade que receba as equipes que estão realizando as entregas dos carnês.

“Com o carnê em mãos o contribuinte pode verificar e confirmar de maneira mais rápida suas informações junto ao setor de tributos. Além disso, é uma forma de realizar o pagamento sem precisar se dirigir à sede da prefeitura. Por isso, pedimos que os moradores estejam recebendo nossos entregadores em suas casas”, reforçou. 
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora