Connect with us

Lucas do Rio Verde

Não acredite em fakenews, vacina Bivalente é segura

Publicado

em

Embora a dose de reforço contra a Covid-19 com a vacina Bivalente esteja disponível nos PSFs de Lucas do Rio Verde desde o dia 27 de fevereiro, a procura pelo imunizante continua baixa. Entre os dias 27 de fevereiro e 15 de março, o Município aplicou apenas 109 doses.

Desde a liberação da vacina, a estimativa seria vacinar em torno de 1.200 pessoas acima de 70 anos. Até o momento, 59 idosos de 70 a 74 anos foram vacinados. Outras 31 doses foram aplicadas em pessoas de 75 a 79 anos, e apenas 19 pessoas com 80 anos ou mais tomaram a vacina.

De acordo a técnica de enfermagem da Central de Vacina, Soeli Tomazi, a Bivalente é extremamente segura e previne os sintomas graves. “O benefício da vacina é muito melhor do que o risco de não tomar”, disse.

Importante salientar que o imunizante contém a cepa das vacinas anteriores contra a Covid-19 e a cepa da Ômicron, essa última responsável pelo aumento no número de casos em 2022.

“É prejudicial disseminar informações falsas sobre a vacina nas redes sociais ou mesmo no WhatsApp, levando as pessoas a não tomarem o imunizante. Isso é perigoso porque, se a pessoa pegar coronavírus e for portadora de alguma doença, ela pode vir a ter sintomas graves e, até mesmo quem não tem outras doenças, pode sentir um desconforto ainda maior com a Covid quando não imunizado”, disse secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, ressaltando que os efeitos adversos podem ocorrer devido à ativação do sistema imunológico pelo fato de a pessoa ter tomado vacinas semelhantes em sequência. “Caso ocorram, são sintomas leves que melhoram de forma espontânea”.

A Secretaria de Saúde ressalta que as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis nos PSFs, com atendimento das salas de vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora