Connect with us

MATO GROSSO

“Mato Grosso tem a melhor pista de atletismo do Brasil”, afirma presidente da Confederação Brasileira

Publicado

em

“Mato Grosso é um dos Estados onde o atletismo mais cresce no país. Hoje, a melhor pista de atletismo do Brasil não está em São Paulo ou no Rio de Janeiro, está em Cuiabá (MT). O Estado tem um potencial atlético incrível, grandes treinadores e um Governo que fomenta o atletismo e demais modalidades”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, aos mais de 300 gestores de municípios, associações e federações esportivas, durante encontro estadual de Gestores de Esporte e Lazer nesta quinta-feira (29.02).

Ele destacou, ainda, que os resultados expressivos são méritos de uma gestão estadual que investe e acredita no esporte. “Nesse momento que estamos em Cuiabá, temos dois mato-grossenses, a Lissandra Campos e o Almir Junior com a Seleção Brasileira lá na Escócia para disputar o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo. Em resumo: 10% da seleção é formada por mato-grossenses”, destaca.

Lissandra Campos é contemplada com bolsa do Projeto Olimpus da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Natural de Nossa Senhora do Livramento (37 km de Cuiabá), a atleta disputa a prova do salto em distância. Nascido em Matupá (682 km de Cuiabá), Almir Júnior, esportista de salto triplo, iniciou sua carreira no município vizinho de Peixoto de Azevedo.

O presidente da CBAt foi eleito recentemente como Gestor do Ano na 8ª edição do Prêmio Sou do Esporte, que reconhece a governança e a transparência das entidades dirigentes do esporte nacional. Também sua gestão, em 2022, a CBAt foi eleita a melhor confederação do mundo pela World Athletics.

Aos gestores municipais, Wlamir falou sobre a importância de os municípios investirem em práticas esportivas para a população. “Com o esporte, você está investindo em educação, em respeito às regras e trabalho coletivo, além de segurança pública, pois quem conhece o esporte não conhece as drogas. Investir em esporte é investir em saúde, o dia que você tiver fila para escolinhas esportivas não terá fila nos postos de saúde. Pensem nisso. O esporte precisa ser visto como uma política pública com a dimensão que tem”.

Quem também trouxe orientações sobre a gestão pública esportiva foi o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Renato de Paula. Com exemplos de ações, o renomado fisioterapeuta e neurocientista destacou a importância do esporte para a promoção da saúde e inclusão de pessoas com deficiência.

O Encontro de Gestores de Esporte e Lazer possibilitou ainda o acesso a orientações sobre os convênios realizados pelo Estado, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Conselho Estadual de Desporto e as bases legais para impulsionar o setor. Representantes da Secel também apresentaram os calendários das competições mato-grossenses a serem promovidas em 2024, que incluem Jogos Escolares, Jogos Estudantis de Seleções e Jogos Abertos.

Além disso, mesas de conversas temáticas apresentaram e debateram informações sobre o programa Olimpus, esporte para pessoas com deficiência e práticas esportivas exitosas de gestões municipais do Estado.

Estiveram presentes entre os dois dias de evento, os deputados estaduais Beto Dois a Um e Valdir Barranco, e o secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

Publicado

em

Por

Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora