A implosão do submarino Titan , em junho de 2023, deixou cinco mortos e chocou o mundo. Durante o período em que o submersivo estava desaparecido, as equipes de busca conseguiram identificar alguns sons no Oceano, que deram esperanças para os familiares.
Nesta quinta-feira (29), os áudios destes ruídos foram divulgados no trailer do documentário “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster” (Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan, em tradução livre).
Produzido pela rede televisão britânica Channel 5, o documentário entrevista especialistas e visa descobrir se os ruídos podem ou não ser considerados uma prova de que ainda havia vida no submersível após a perda de sinal com a superfície.
Na tragédia, os turistas britânicos Hamish Harding, de 58 anos, Shahzada Dawood, de 48, e seu filho Sulaiman Dawood, de 19, o piloto da Marinha francesa Paul-Henry Nargeolet e o proprietário do submarino, CEO da OceanGate, Stockton Rush morreram enquanto faziam uma expedição para explorar os destroços do navio Titanic.
Confira o trailer abaixo:
As buscas
A Guarda Costeira dos Estados Unidos encontrou destroços do Titan no dia 22 de junho, quatro dias depois do submarino perder contato. A descoberta foi feita por meio de sondas de busca, que encontrou os vestígios perto da carcaça do navio afundado, Titanic .
Ao todo, a Guarda Costeira dos EUA e do Canadá utilizaram 10 navios e aeronaves para a procura, investigando tanto a superfície, quanto as profundezas.
As equipes também usaram aparelhos sonares, drones aquáticos e equipamentos de procura no fundo do mar, com um deles localizando os destroços .
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.