A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (28.02) a Operação Fuzarca para cumprimento de 10 ordens judiciais entre mandados de prisão e busca e apreensão com foco no combate ao crime organizado na região de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá.
Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão, além de efetuadas duas prisões em flagrante contra membros da organização criminosa.
As investigações iniciaram em outubro de 2023, a partir de eventos durante uma cerimônia da organização criminosa em homenagem ao integrante de uma facção, Rudiney Rodrigues dos Santos, o “Pinguim”, que morreu após uma tentativa de fuga da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis.
Durante essa cerimônia, marcada pela homenagem ao Pinguim, foi possível a identificação de diversos membros da organização criminosa, uma vez que fogos de artifício foram disparados, evidenciando o comprometimento dos integrantes com a facção.
A investigação detalhada, realizada pela Delegacia de Confresa, revelou um esquema criminoso de tráfico de drogas na cidade, envolvendo figuras centrais e colaboradores. Com base nos levantamentos, foi representado pelos mandados de prisão e busca e apreensão dos principais suspeitos, que foram deferidos pela Justiça e cumpridos nesta quarta-feira (28).
As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no grupo e interromper suas atividades ilícitas em Confresa. Os resultados obtidos nessa operação representam um avanço significativo no combate ao crime organizado na região.
Fuzarca
O nome atribuído à operação reflete a forma tumultuada e desordenada como a facção atua na região, reforçando o compromisso das autoridades em restabelecer a ordem e a segurança na comunidade.
Policiais civis de Mato Grosso e do Ceará cumpriram nesta sexta-feira (22.11), 17 mandados judiciais de buscas e prisões dentro da Operação Deceptor, da Polícia Civil cearense, contra um grupo criminoso investigado por fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro. Foram realizados ainda a apreensão de bens e bloqueio de valores dos investigados.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá, Mirassol d’Oeste e Cáceres pelas equipes da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá e Delegacia de Mirassol d’Oeste. Dois alvos de prisão estão foragidos.
A investigação conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, do Departamento de Polícia Judiciária Especializada do Ceará, identificou a atuação da organização criminosa responsável por fraudes eletrônicas usando plataformas de vendas online.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos computadores e aparelhos celulares e realizado o bloqueio de valores até o montante total de R$ 6 milhões além do bloqueio judicial de 15 veículos.