Connect with us

MATO GROSSO

Comunidade quilombola recebe pela primeira vez curso de capacitação gratuito do Governo de MT

Publicado

em

Mulheres da comunidade quilombola Distrito do Chumbo, em Poconé (102 km de Cuiabá), recebem pela primeira vez um curso do Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e executado pelo Senai-MT. O curso de Costureiro Industrial, que conta com a participação de 20 alunas, foi muito aguardado pela comunidade.

Dona Fátima Benedita da Silva, de 52 anos, que é cozinheira em uma fazenda próxima ao distrito, é uma das alunas que esperava pelo curso. Ela sempre teve o sonho em aprender o ofício de forma mais aprofundada e profissional.

“Sempre tive esse desejo, o sonho em aprender a costurar. A gente sabe o básico do básico, mas aqui temos a oportunidade de ter um certificado profissional. Esse programa é maravilhoso, muito bom mesmo. Eu não esperava ter esse curso aqui e olha só como estamos hoje. É a primeira vez que temos isso aqui e estamos muito motivadas. Às vezes aparece alguém correndo atrás de costureira e a gente sabendo o ofício, pode pegar o trabalho e assim, aumentar a nossa renda. Outro sonho agora é comprar a minha máquina e tenho certeza que será uma mudança de vida”, disse Dona Fátima.

Se por um lado há a aluna com o sonho em aprender o ofício de forma mais aprofundada e profissional, do outro lado há a professora do curso, Jandira Marta Nicolau, costureira há 19 anos, que sempre teve o sonho de poder repassar o seu conhecimento na área da costura para todos, principalmente às mulheres do Distrito do Chumbo.

“Poder ensinar e passar para frente é muito gratificante, porque a pessoa tendo uma profissão, há a mudança de vida. É dar condições para que as pessoas tenham uma renda e eu fico feliz em fazer parte disso, ajudando não só a minha comunidade, mas todos ao entorno, como para aqueles de Cangas. As meninas são muito esforçadas e este curso caiu como um presente de Deus. Agradeço ao Governo de Mato Grosso por esse programa que já está mudando a vida de muitas pessoas do nosso Estado”, declarou.
Idealizadora do programa, a primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes destaca que o programa nasceu com o propósito de dar oportunidade e perspectiva de vida para todas as pessoas. “Ver o SER Família Capacita alcançar diferentes regiões e povos do nosso Estado me deixa extremamente feliz. Com certeza esse aprendizado vai transformar a vida dessa comunidade”, disse a primeira-dama de Mato Grosso.

De acordo com a superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos, o programa visa oportunizar a qualificação de pessoas para a entrada no mercado de trabalho, não importando a distância das comunidades.

“Ficamos muito felizes em ver uma turma cheia como esta, com a participação da população. Este programa, idealizado com muito carinho pela nossa primeira-dama, Virginia Mendes, é gratuito para os mato-grossenses e convocamos a todos que queiram se qualificar. Não importa a distância do município, distrito ou comunidade porque o nosso objetivo é qualificar as pessoas, para que elas tenham uma profissão e uma renda digna. São mais de 50 mil vagas distribuídas entre 75 cursos ministrados pelo Senai, com todo o custo coberto pelo Governo de Mato Grosso”, afirmou a superintendente.

A coordenadora pedagógica do Senai, Ana Cristina da Silva Araújo, destacou que o objetivo da instituição é transformar vidas e que o Programa SER Família Capacita tem um papel importante para que isso aconteça em todo o Estado de Mato Grosso.

“Para que esse objetivo seja alcançado, programas como o SER Família Capacita são muito importantes para o Senai, porque conseguimos levar novos cursos e oportunidades para as comunidades mais distantes e carentes. Sabemos que trazer cursos como este para esses locais dá às pessoas mais oportunidade de mudança de vida. E este é o nosso papel, junto com o Governo de Mato Grosso, fazendo a transformação do nosso Estado”, finalizou.

Cursos do SER Família Capacita

Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.

No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 142 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.

As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 99806-3806 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

TJMT mantém prisão preventiva de integrante de facção criminosa

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou pedido de Habeas Corpus a homem flagrado com droga, na presença de sobrinha menor de 14 anos. A manutenção da prisão preventiva referendou a decisão liminar, que sustentou que o réu oferece risco à ordem pública e histórico de relação com uma facção criminosa. O julgamento da revisão criminal ocorreu no último dia 10 de setembro, na Segunda Câmara Criminal. 
 
Preso em flagrante no dia 28 de junho deste ano, por portar duas porções de maconha, um homem teve a prisão convertida para preventiva, pelo juiz plantonista da Comarca de Rondonópolis. A medida foi considerada desproporcional pela defesa do réu, que recorreu da decisão ao alegar que a quantia era uma evidência que era para consumo próprio, considerada uma infração de menor potencial ofensivo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ao fim da requisição, a defesa solicitou que a prisão fosse convertida em medidas cautelares alternativas.
 
Ao analisar o caso, o relator do pedido, desembargador Rui Ramos Ribeiro, destacou que o risco à ordem pública ficou evidenciado no julgamento do magistrado plantonista da ocasião. Consta da ocorrência que, além de a situação ter indicativos de comércio de entorpecentes, o réu também cometeu crime de corrupção de menor, por estar na companhia de uma menor de 14 anos. 
 
Os antecedentes do acusado também contribuíram para manter a prisão. O homem ostenta inúmeros registros criminais e já foi condenado à pena de mais de 26 anos de detenção. “Portanto, a sua personalidade voltada para a prática de crimes. A manutenção da prisão provisória é necessária para evitar a reiteração delitiva do agente”.
 
Conforme o histórico criminal, o homem integrava uma facção criminosa e era o responsável pela execução dos castigos e decretos de morte àqueles que “descumpriam” o ordenamento imposto pelo grupo criminoso. O homem também utilizaria seu veículo para desovar corpos e também seria responsável por recolher taxas de comerciantes e coletar dinheiro da venda de entorpecentes nas ‘bocas de fumo’.
 
“Em análise das provas carreadas chega-se a conclusão de que a manutenção da prisão cautelar do paciente é medida que se impõe, diante da necessidade de se garantir a ordem pública, mormente em se considerando a gravidade dos crimes e o evidente risco de reiteração delitiva”, escreveu o desembargador.
 
O magistrado ainda afirmou estar convencido de que a decisão apresenta-se devidamente motivada, inexistindo qualquer constrangimento ilegal. “Aliás, na hipótese, as investigações estão no nascedouro e a soltura do paciente, liminarmente, é prematura e pode prejudicar o deslinde do caso em discussão”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora