Connect with us

Diamantino

Alunos do Programa Cultura Digital de Deciolândia recebem kits tecnológicos

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Educação, entregou os kits tecnológicos do Programa Cultura Digital para os estudantes do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Décio Furigo, em Deciolândia. Ao todo, foram mais de 100 kits entregues nesta quarta-feira (21.02).

Dentro das caixas, os alunos receberam livros de incentivo à robótica, ao espaço e ao mundo, quebra-cabeça, adesivos, placa eletrônica para usar na programação, mochila, entre outros objetos que ajudaram a entender e montar seu robô. Serão cinco profissionais em sala de aula trabalhando e desenvolvendo o programa.

O coordenador Técnico do Programa Cultura Digital, Ibrahin Barauna, falou do que será trabalhado em sala de aula com os estudantes, unindo a educação e a tecnologia em um único espaço.

“Durante o período letivo, teremos encontros semanais com os alunos do 3º ao 5º ano, e eles farão projetos semanais, experiências voltadas não apenas para a parte mecânica, elétrica, mas também atrelado ao ensino da geografia, matemática, português e principalmente ciências.”

O aluno Yuri Jose, do 5º ano, comentou sobre a expectativa em aprender a montar seu próprio robô. “Eu acho que vai ser muito legal aprender sobre a robótica, quero conseguir montar o meu próprio robô, eu estou muito animado para isso.”

A diretora da Escola Municipal Décio Furigo, Ana Paula Zanini, comentou da importância em oportunizar aos estudantes um ensino que une a teoria com a prática e agrega os conteúdos programáticos com a tecnologia.

“Esse é um projeto importante que está sendo proporcionado às nossas crianças, eles se interessam bastante por robótica, dá para ver o entusiasmo no dia que acontece as aulas do programa. O Cultura Digital une o pedagógico com a tecnologia.”

Programa Cultura Digital

O programa, que consiste em ensinar às crianças uma programação de robótica e como usar o metaverso no processo de aprendizado em matérias tradicionais como geografia, história e ciências, está sendo trabalhado com os alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais Castro Alves, Maria Euzébia Ferreira, Elza Martins de Queiroz, Décio Furigo, Castorina Sabo Mendes, Brás Maimoni, João Batista e Francisco Kroling.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Alunos da Castorina Sabo vencem a IV Olimpíada de Matemática da Unemat

Publicado

em

Por

Alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes conquistam a 1ª e a 2ª colocação na IV Olimpíada de Matemática da Unemat. A premiação foi entregue em cerimônia realizada dia 21 de novembro no auditório da faculdade. A competição reuniu mais de 1600 estudantes de 14 escolas públicas do município e premiou os melhores colocados com certificados, medalhas e brindes.

O evento, coordenado pelo professor Dr. Diego Piasson, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Barra do Bugres, é uma iniciativa do Programa de Extensão “Olimpíada de Matemática da UNEMAT”. Desde 2016, o programa promove a realização de competições de Matemática em diferentes municípios de Mato Grosso, incentivando o aprendizado e a descoberta de novos talentos na área.

A quarta edição em Diamantino contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Educação (DRE), além do envolvimento direto de 35 professores da educação básica e 14 escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental e Médio.

A cerimônia de premiação teve um dispositivo de abertura composto por representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal e DRE, além de diretores escolares e do coordenador da Olimpíada, professor Diego Piasson. Durante as falas, autoridades ressaltaram a importância do projeto para o fortalecimento da educação pública e a construção de parcerias entre instituições como a UNEMAT, as escolas e os órgãos educacionais.

Os estudantes premiados representaram um grande exemplo de dedicação e superação. Para o professor Diego Piasson, a Olímpiada vai além de uma simples competição, “é uma forma de despertar o potencial matemático dos estudantes e fortalecer a educação básica em nosso estado. Ver o engajamento das escolas e o entusiasmo dos alunos é extremamente gratificante.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora