Connect with us

BRASIL

Ministros são convidados pelo Senado para discutir comissões

Publicado

em

Vista do Congresso Nacional
Pedro França/Agência Senado

Vista do Congresso Nacional

As Comissões do Senado aprovaram um convite a 12 ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que seja apresentados os planos de trabalho para os próximos dois anos. A medida foi aprovada nesta terça-feira (14).

Ao todo, a CI (responsável por Serviços de Infraestrutura) convocou 8 ministros, a CDR (Desenvolvimento Regional) convocou 6 ministros e a CE (Educação, Cultura e Esporte), convidou 3 ministros. Vale ressaltar que alguns deles foram chamados para mais de um colegiado.

O presidente do CDR Marcelo Castro (MDB-PI), disse que o o ministro Renan Filho se colocou a disposição para apresentar primeiro as informações.

Os ministros convocados pela CI foram: 

  • Renan Filho (Transportes);
  • Márcio França (Portos e Aeroportos);
  • Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional);
  • Jader Filho (Cidades);
  • Simone Tebet (Planejamento e Orçamento);
  • Alexandre Silveira (Minas e Energia);
  • Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação);
  • Juscelino Filho (Comunicações).

Já o CDR convidou:

  • Renan Filho (Transportes);
  • Márcio França (Portos e Aeroportos);
  • Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional);
  • Jader Filho (Cidades);
  • Simone Tebet (Planejamento e Orçamento);
  • Daniela Carneiro (Turismo).

Por fim, o CE chamou:

  • Margareth Menezes (Cultura);
  • Ana Moser (Esporte);
  • Camilo Santana (Educação).

Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou que o presidente do Banco Central se apresente para explicar a taxa básica de juros em 4 de abril.

Vale ressaltar que Campos Neto já havia se posto à disposição para comparecer ao colegiado, para assim tirar a força das reclamações acerca dos efeitos da taxa Selic. Os aliados do presidente da República dizem que o aumento dos juros frearão o crescimento econômico.

Além de Campos Neto, a CAE aprovou o convite para cinco ex-diretores da Americanas, para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e ao presidente da CVM, João Pedro Nascimento. O encontro deverá acontecer no dia 28 de março para que seja explicado as questões contábeis da empresa.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.



Fonte: IG Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora