Implantado em seis cidades da Baixada Cuiabana, o programa assegura auxílio moradia no valor de R$ 600, além de acompanhamento nas áreas de segurança e assistência social a fim de romper o vínculo financeiro e emocional que os agressores exercem sobre as vítimas.
Outra novidade anunciada para Sorriso foi a vinda de um projeto piloto, idealizado pelo Governo do Estado em parceria com o Município, para atendimento online de mulheres vítimas de violência doméstica.
“Desde que assumiu o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), a secretária Jucélia Ferro tem atuado no sentido de ampliar essas parcerias para os demais municípios da região, contribuindo na missão do Governo do Estado de ouvir as demandas, identificar soluções e cofinanciar os projetos sociais”, contextualiza Grasielle Paes. As ações de proteção ao público feminino desenvolvidas no Município também foram elogiadas pela senadora da República, Margareth Buzetti, e pela delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel.
“Nossa rede de proteção envolve várias secretárias da gestão pública e foi desenvolvido no intuito de combater todo e qualquer tipo de violência, claro que com atenção especial ao público de maior vulnerabilidade que são nossas crianças, idoso e mulheres”, explica a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro, ao atribuir o êxito do trabalho ao engajamento das profissionais que atuam na linha de frente.
“Na maioria das vezes, quando a vítima nos procura ela está psicologicamente abalada. Diante disso, é imprescindível que ela receba um atendimento humanizado, acolhedor e direcionado para a solução do problema. Enquanto gestora fico muito feliz em ver nosso trabalho sendo reconhecido a nível estadual”, conclui.
Sobre o 1º Congresso Municipal de Segurança Pública de Sorriso
Idealizado pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o Congresso de Segurança reuniu membros dos três poderes das esferas municipal, estadual e federal, representantes de entidades de classes e a sociedade civil organizada para debater políticas públicas capazes de reduzir o índice de criminalidade no Município.
Durante o evento, o presidente da Câmara Temática de Segurança Pública de Sorriso, o coronel da reserva remunerada da Polícia Militar e assessor de assuntos estratégicos da Semsep, Flávio Ramalho, apresentou o Plano de Ação Integrada o qual lista 37 ações a serem implementadas pela Administração Municipal em conjunto com os órgãos que compõem o sistema de segurança pública e entidades representativas.