Connect with us

MATO GROSSO

Operação Lei Seca resulta na prisão de 17 motoristas embriagados na Avenida Isaac Póvoas

Publicado

em

Dezessete motoristas foram presos por embriaguez ao volante na Operação Lei Seca realizada na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (05.02). Na ação, também foram confeccionadas 72 multas.

Um dos suspeitos detidos, além da embriaguez, recebeu agravante pela ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outro motorista estava alcoolizado, sem CNH, em posse de entorpecentes e ainda desobedeceu à ordem de funcionário público.

Além das prisões que incluíam consumo de álcool, os agentes fiscalizadores prenderam uma pessoa (não alcoolizada) que entregou o carro para condutor não habilitado.

De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), foram aplicadas 29 multas contra condutores sob efeito de álcool e 17 contra os que conduziam veículos sem registro ou não licenciado.

Também foram confeccionados 11 autos de infração contra motoristas que se recusaram a fazer o teste de alcoolemia e oito que não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Sete foram por infrações diversas.

A operação terminou com 157 pessoas submetidas ao teste do etilômetro. Também foram fiscalizados 153 veículos. Destes, 55 foram autuados e 41 removidos (40 carros e 1 moto).

Realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do GGI, a Operação Lei Seca conta como parceiros órgãos e unidades policiais como Batalhão de Trânsito (BPMTran), da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Fórum do Patrimônio Mato-grossense vai debater preservação de bens culturais em MT

Publicado

em

Por

O 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense vai debater abordagens e práticas para a preservação de bens culturais em Mato Grosso na segunda e terça-feira (11 e 12.11), no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento contará com palestras e mesas redondas sobre conservação e restauro, parcerias e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural, dentre outros temas.

A abertura oficial, que acontece na segunda (11), às 8h20, contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Homem Brasileiro (IHB) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As instituições são parceiras na realização do Fórum.

Dividida em três eixos de abordagem, a programação aborda práticas de projeto e execução, políticas públicas e parcerias, e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia. Os temas serão conduzidos e debatidos por renomados profissionais de arquitetura e urbanismo, de história e de arqueologia de Mato Grosso e de outros estados do Brasil.

O Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo, participa da mesa redonda sobre políticas públicas e parcerias público-privadas, na segunda (11) e também apresenta a palestra “Influência estrangeira na arquitetura cuiabana”, na terça (12).

Ao final do evento, será um protocolo de intenções de políticas públicas para preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso.

O Fórum contará também com exposição de gravuras de bens tombados no Estado, dentre as quais o Grande Hotel, Museu Residência dos Governadores, Cadeia Pública e Mercado do Peixe. As imagens são do acervo da Secel e estarão dispostas no foyer do teatro do Sesc Arsenal.

Além de profissionais do setor e sociedade em geral, participam do evento representantes dos municípios mato-grossenses que possuem centros históricos, com Cáceres, Diamantino, Poconé, Poxoréu e Vila Bela da Santíssima Trindade.

As inscrições já foram finalizadas, entretanto aqueles que não conseguiram se inscrever podem adicionar seu nome na lista de espera (clique aqui), que serão convocados por ordem de inscrição, conforme recebimento de comunicado de desistências.

Confira a programação completa no site www.caumt.gov.br (link AQUI)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora