Connect with us

MATO GROSSO

Escola de Governo de Mato Grosso capacita servidores para análise de dados digitais

Publicado

em

A Escola de Governo de Mato Grosso capacitou 20 servidores para análises avançadas de dados digitais. O curso Dashboard em Power Business Intelligence (Power BI) foi ministrado na Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB), entre os dias 29 e 31 de janeiro. Participaram gestores e técnicos que atuam no monitoramento e controle das entidades e órgãos estaduais.

O objetivo é potencializar a eficiência dos serviços prestados à sociedade mato-grossense. “Dashboards proporcionam ao gestor público a tomada de decisões embasadas nos históricos dos dados produzidos pelo próprio setor, com base nos principais indicadores de controle”, destacou o fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Flávio Barcelos.

Além disso, ele ressaltou que a estratégia colabora com o princípio da transparência de informações públicas. “É possível tornar esses dados disponíveis de maneira clara e concisa à população, cumprindo a premissa de transparência das ações e do acesso à informação”, pontuou Barcelos, facilitador do curso.

O cidadão ganhará mais acessibilidade à informação e a administração pública mais celeridade, o que resulta em mais eficiência nos processos de governança. Assim, a ideia é que o Power BI seja cada vez mais adotado pelas unidades do Poder Executivo, a exemplo da difusão que acontece no Indea como também nas secretarias estaduais de Educação e Saúde.

A gestora governamental Geisa Laura Magalhães, que atua na Casa Civil, foi uma das alunas do curso. Apesar de saber sobre Power BI, nas aulas ela conheceu outras funcionalidades e aplicações da ferramenta. “Certamente o conhecimento adquirido vai agregar muito positivamente nas metodologias que eu aplicarei daqui em diante nas atividades do meu trabalho”, afirmou.

Somente em 2023, a Escola de Governo ofertou mais de 205 cursos voltados para diferentes áreas do serviço público, com ênfase na formação e capacitação profissional. De diferentes órgãos estaduais, os servidores que fizeram o curso afirmaram que permanecerão em diálogo para o aperfeiçoamento da aprendizagem no uso das ferramentas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

Por

A servidora Eduarda Perdigão Coura, assessora de Inovação do gabinete do desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), é a vencedora da categoria Executivo de Inovação, na 5ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex. Ela concorreu com profissionais de  outros tribunais estaduais e militares e recebeu a premiação na última quinta-feira (21 e novembro), em cerimônia realizada em Brasília (DF). O magistrado ficou entre os finalistas do mesmo prêmio, na categoria Liderança Exponencial.
 
“Estamos nos sentindo muito felizes, pois fomos selecionados em duas categorias (Liderança Exponencial e Executivo de Inovação) com a premiação em uma delas, o que nos indica estarmos no caminho certo em um momento no qual inovar não se mostra mais uma opção no Poder Judiciário, mas um caminho sem volta e uma necessidade premente”, afirma o desembargador.
 
As indicações são decorrentes do projeto GRIDE, desenvolvido no âmbito de seu gabinete. GRIDE é uma sigla que significa: Gestão, Resultado, Inovação & Design, Dados & Tecnologia e Estrutura. “O projeto tem como foco testar e validar 16 hipóteses com o intuito de atuar como um motor de crescimento e aprendizado contínuo no âmbito do gabinete, buscando, então, alcançar resultados estabelecidos em fevereiro deste ano”, afirma.
 
Tendo como norte centrar as pessoas, o projeto GRIDE vem possibilitando que, através de métodos de gestão, capacitação, utilização de dados e ferramentas tecnológicas (várias inclusive já disponibilizadas pelo próprio TJMT, como a Inteligência Artificial Generativa), a unidade alcançasse os resultados positivos almejados. Dentre eles, o desembargador Saboia destaca: julgar todos os processos a ele distribuídos na Câmara Temporária antes do prazo para a sua finalização. “Atualmente estamos julgando praticamente os embargos de declaração decorrentes da atuação”, comenta.
 
Além disso, o gabinete também alcançou o menor tempo médio entre as unidades de Direito Público e Coletivo do TJMT e julgou, até o momento, mais de 4,6 mil processos. “A intenção do projeto é, ainda, zerar o gabinete até o dia 10 de dezembro deste ano”.
 
Sobre a J.Ex – É um movimento de inovação que tem como objetivo ajudar a preparar as instituições e as pessoas para a Justiça do futuro. Desde 2014, o J.Ex já apoiou dezenas de instituições de Justiça por meio de consultoria para inovação, impactando mais de 30 mil pessoas com seus programas de educação, eventos e conteúdos de tecnologia, inovação e gestão.
 
Sobre o Prêmio de Inovação J.Ex – Tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema de Justiça.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: desembargador Luiz Octávio Saboia, ladeado pela assessora de Inovação, Eduarda Perdigão, e pela chefe de gabinete Helen Graciosa. Eles estão em frente a um painel com a logomarca do Prêmio de Inovação da Justiça. Eles estão sorrindo para a foto.
 
Celly Silva/ Foto: divulgação 
Coordenadoria de comunicação Social do TJMT  
imprensa@tjmt.jus.br 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora