A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) aderiu nesta quarta-feira (31.01) ao Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso (Integridade MT). A formalização ocorreu em reunião entre o secretário controlador-geral do Estado, Paulo Farias, o presidente Regulador da Ager, Luis Alberto Nespolo, e as equipes técnicas envolvidas no programa.
O titular da Ager destacou a satisfação da instituição em aderir ao Integridade MT como forma de fortalecer a atuação da Agência de Regulação. “É um momento importante para a Ager e o Estado, pois temos trabalhado muito para amadurecer os pilares da regulação, um dos quais é a integridade. Agradecemos o apoio da CGE, que tem a atribuição legal de amparar e dar consultoria na implantação. Isso facilitará o trabalho da Agência no amadurecimento dos pilares da integridade, do controle social e da efetividade regulatória. Estamos orgulhosos com a data de hoje e acreditamos que, brevemente, teremos evoluções interessantes”, ressaltou Nespolo.
Durante a reunião, o presidente regulador da Ager-MT apresentou os resultados do Programa de Aprimoramento da Qualidade da Regulação Brasileira QualiREG, da Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado da avaliação está registrado em relatório publicado em maio de 2023 e indica, de modo global, que a maturidade regulatória da Ager/MT se encontra no nível “Intermediário”, representando boa evolução em relação ao diagnóstico anteriormente realizado em 2019, quando a Agência se encontrava no nível “Básico”.
O diagnóstico da Ager-MT foi realizado utilizando o Índice de Capacidade Institucional para Regulação (I-CIR), compreendendo oito dimensões de análise: Competência e Efetividade Regulatória; Autonomia Decisória; Autonomia Administrativa, Orçamentária e Financeira; Mecanismos de Controle; Fiscalização; Mecanismos de Gestão de Riscos; Análise de Impacto Regulatório; e Regulação de Contratos.
Plano de integridade
A adesão ao “Integridade MT” impõe à Ager a exigência de elaborar, executar e monitorar o plano de integridade, conforme os riscos identificados para a organização. A elaboração do plano compete à equipe ou ao agente de integridade definido pela própria gestão da Ager, com base em diretrizes e parâmetros estabelecidos pela CGE para o Programa de Integridade Pública do Estado. “A adesão da Ager ao programa demonstra o compromisso da alta gestão da Agência de Regulação com o fortalecimento da instância interna de integridade”, disse o secretário controlador-geral do Estado, Paulo Farias.
Contudo, a CGE possui equipe técnica preparada para prestar consultoria na realização do trabalho de identificar, analisar e propor tratamento adequado aos riscos de integridade da instituição. “Temos uma equipe de sete auditores da Superintendência de Avaliação e Consultoria de Integridade e Compliance disponível para atuar junto com a Ager na construção e publicação do plano”, destacou o titular da CGE.
A Ager é a quinta instituição do Governo de Mato Grosso a aderir ao Programa Integridade MT. As outras foram a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Mato Grosso Previdência (MTPrev), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a própria CGE-MT. A adesão ainda será formalizada por outras secretarias estaduais.
“A adesão é uma diretriz de Governo para que tenhamos medidas institucionais de prevenção a atos de corrupção, fraude, desvios de conduta e erros. Mas, se esses atos vierem a acontecer, também tenhamos mecanismos para detectar sua ocorrência e sermos céleres e efetivos na punição e no tratamento do risco para que o evento não ocorra novamente”, ressaltou Paulo Farias.
Pelo Decreto Estadual nº 376 /2023, todos os órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso devem aderir ao “Integridade MT” até 26 julho de 2024. A partir da data de adesão, todas as unidades deverão elaborar e aprovar o seu plano de integridade no prazo de até 180 dias. “Trabalhamos muito a eficiência nos primeiros 4 anos de governo. Agora, além de sermos eficientes, precisamos reforçar os pilares da integridade”, destacou o titular da CGE.
Na adesão da Ager, a CGE disponibilizou à entidade um kit impresso de materiais informativos e de divulgação do Integridade MT. Além disso, a Ager pode contar com material digital disponível no site da CGE.
Para contribuir também com o trabalho, a CGE vai oferecer neste começo de ano aos órgãos e às entidades estaduais capacitações para sensibilizar os servidores e todas a partes (stakeholders) que se relacionam com o negócio das instituições sobre a importância da integridade pública e da gestão de riscos.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) iniciou a 3ª edição da Mostra Estadual das Escolas Técnicas de Mato Grosso – MEET. A primeira cidade a receber o evento foi Tangará da Serra, onde as apresentações científicas ocorreram na noite desta quinta-feira (21.11).
Em Tangará da Serra, a Mostra contou com 15 trabalhos desenvolvidos por alunos e professores na Escolta Técnica local nas categorias projeto de ensino, científico e de extensão. As apresentações científicas foram acompanhadas por dezenas de pessoas e contemplam as áreas de ciências ambientais e agrárias; engenharias e design; e saúde e bem-estar. Todos os trabalhos são avaliadas por profissionais da educação e empresários da região.
Wérica Crislaine, diretora da Escola Técnica de Tangará, afirma que a MEET é um incentivo poderoso para o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos. Ao propor projetos que visam soluções práticas para a sociedade, os estudantes podem aplicar teorias e conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática.
Segundo a diretora, o evento ainda promove networking com empresários experientes, que avaliam os projetos e compartilham suas visões técnicas, enriquecendo ainda mais os trabalhos dos alunos.
Francilene Fortes, orientadora de projetos da Mostra, avalia que a iniciativa é uma importante oportunidade de despertar nos alunos o gosto pela ciência. “A Mostra é uma chance de contribuir significativamente para que nossos estudantes possam aprender a organizar o raciocínio e técnicas, apresentando resultados satisfatórios e ampliando o conhecimento e a capacidade de comunicar com a sociedade através de ideias inovadoras”.
A MEET é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Seciteci, que possibilita alunos e professores apresentarem à comunidade os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O tema da atual edição da Mostra é “Inovações Sustentáveis: Tecnologia a Serviço do Planeta”. Os trabalhos escolhidos apresentam projetos e práticas profissionais que colaboram com a diminuição de impactos socioambientais e promovem o desenvolvimento sustentável. Depois de passar pela avaliação, os participantes receberão certificados.
Mato Grosso conta com 17 Escolas Técnicas Estaduais. Até o dia 06 de dezembro, outras oito unidades irão promover apresentações científicas abertas ao público através da MEET, conforme se pode ver a seguir:
ETEC Primavera do Leste – 25/11/24 das 08 às 22hs
Endereço: Rua da Cohab, nº 175, bairro Conjunto Habitacional Cohab Tancredo Neves, Primavera do Leste
ETEC Poxoréu – 27/11/2024 das 07 às 17:00
Endereço: MT – 260, KM 05, Zona Rural, Poxoréu
ETEC Cáceres – 28/11/2024 das 07 às 22:00
Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/nº, bairro COC, Cáceres
ETEC Cuiabá – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00
Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé, Cuiabá
ETEC Campo Verde – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00
Endereço: Avenida Izidoro Luiz Gentilin, nº 585, Belvedere (ao lado do IFMT) Campo Verde
ETEC Matupá – 02/12/2024 das 19 às 22hs
Endereço: Av. Central Direita, s/nº, Bairro Zona Especial 006, Matupá
ETEC Barra do Garças – 29/11/2024 das 19 às 22hs
Endereço: Rua Xavante, s/nº, Setor Sul II, C Barra do Garças
ETEC Lucas do Rio Verde – 06/12/2024 – das 19:00 às 22:00
Endereço: Av. Santa Catarina 1217 E, bairro Cidade Nova, Lucas do Rio Verde