Connect with us

POLÍCIA

Artigo: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Publicado

em

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, é uma ocasião para refletirmos sobre uma realidade cruel que persiste em pleno século XXI. O trabalho escravo não apenas viola os direitos humanos mais fundamentais, mas também está intrinsecamente ligado aos crimes ambientais.

Em muitos casos, trabalhadores são submetidos a condições degradantes em atividades ilegais, como desmatamento, mineração ilegal e exploração de recursos naturais. Esses crimes ambientais frequentemente ocorrem em áreas remotas, onde a fiscalização é mais difícil e as leis são menos aplicadas. A busca por lucro a qualquer custo leva à exploração desenfreada dos recursos naturais, muitas vezes à custa da vida e da dignidade humana.

Além disso, o desrespeito às leis trabalhistas e aos direitos dos trabalhadores muitas vezes anda de mãos dadas com a destruição do meio ambiente. A falta de regulamentação e fiscalização adequadas permite que empresas e indivíduos ajam impunemente, explorando tanto os recursos naturais quanto os trabalhadores vulneráveis.

Para combater efetivamente o trabalho escravo e os crimes ambientais, é essencial fortalecer a aplicação da lei, promover a transparência nas cadeias de suprimentos, garantir o respeito aos direitos humanos e investir em educação e conscientização. Somente com uma abordagem integrada e colaborativa podemos esperar alcançar uma sociedade mais justa e sustentável, onde todos, humanos e meio ambiente, sejam respeitados e protegidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Por

Um homem foragido da Justiça foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na noite de quinta-feira (18.09), no município de Alta Floresta (a 803 km de Cuiabá).

Condenado a mais de 16 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, o procurado, de 55 anos, estava com a prisão definitiva decretada pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Vara de Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos da Comarca de Cascavel (Paraná).

Após cerca de seis meses de investigação, a equipe da Delegacia de Polícia de Alta Floresta conseguiu localizar o foragido na praça de pedágio da Rodovia MT-208, entre as cidades de Alta Floresta e Carlinda.

Em cumprimento ao mandado judicial, o preso foi conduzido para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora