Connect with us

MATO GROSSO

PEI encerra ciclo com 71% da meta cumprida na área da educação

Publicado

em

O fomento de políticas públicas educacionais e de atenção básica à saúde foi uma das prioridades estabelecidas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso no ciclo 2020-2023 do Planejamento Estratégico. A instituição encerra o ciclo na área da cidadania com o cumprimento de 71% da meta da educação e com atuação de 30 promotorias de Justiça voltada à ampliação do acesso à creche para crianças de zero a três anos.

Somente na Capital, o trabalho de autocomposição realizado pelo Promotoria de Justiça da Educação resultou na abertura de mais de 600 vagas em creches no ano de 2023. Em Sorriso, um plano de ação unificado entre o Município, Poder Judiciário e o Ministério Público estabelece a ampliação na oferta de vagas. Outros municípios também implementaram ações para garantir o acesso à creche.

Para garantir a eficiência no atendimento da atenção básica à saúde, promotores de Justiça realizaram vistorias em unidades básicas em 79% das comarcas. O trabalho subsidiou a adoção de medidas para atender à realidade de cada município.

As entregas do PEI foram lideradas pelas Procuradorias de Justiça Especializadas, Centros de Apoio Temáticos e engajamento das Promotorias de Justiça. 

Confira aqui os resultados na área da Cidadania

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Inclusão: Corrida do Judiciário terá participação de atletas com deficiência

Publicado

em

Por

A inclusão de pessoas com deficiência também foi pensada na 6ª Corrida do Judiciário, que será realizada no próximo domingo (10 de novembro). Vinte e cinco atletas com deficiência irão participar da corrida, com estrutura e apoio pensados especificamente para eles.
 
Um desses atletas é Daniel Nascimento, 29 anos, cadeirante, que pratica corrida de rua desde 2018 e irá participar da Corrida do Judiciário pela primeira vez.
 
A rotina de treinos dele é intensa: às segundas, quartas e sextas treina em casa, das 5h às 6h, antes de ir para o trabalho e para a faculdade de Logística, e às terças, quintas e sábados treina na academia, das 12h às 13h30. Além disso, Daniel também pratica corrida no entorno do Parque das Águas, um dos trechos do percurso da Corrida do Judiciário, e também na estrada de Chapada dos Guimarães.
 
Para o paratleta, a Corrida do Judiciário é muito gratificante, seja pela premiação em dinheiro e pelo troféu que traz uma simbologia especial, seja pela valorização das pessoas com deficiência.
 
“A Corrida do Judiciário é uma corrida que mostra a inclusão da pessoa com deficiência. Isso é muito bom, mostra que o Poder Judiciário se importa com todos e valoriza os paratletas. Vai ser uma honra e uma grande satisfação correr nessa corrida”, expressa.
 
Daniel acredita que a sociedade está caminhando para ter cada vez mais inclusão das pessoas com deficiência, seja de qual tipo for, e o esporte paraolímpico, na visão dele, tende a crescer também.
 
A Corrida – A Corrida do Judiciário será realizada às 6h30 com largada e chegada em frente ao Fórum de Cuiabá. Haverá o percurso de 6 km para a corrida e 3 km para a caminhada. Irão participar 1.200 atletas.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida de Daniel em uma corrida em sua cadeira de rodas. Ele veste roupa de esporte, um capacete, está com os braços estendidos para a frente e tem feição de concentração. No entorno há o asfalto e uma faixa laranjada à frente.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT  
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora