Connect with us

Cuiabá

Limpurb realiza fiscalização em coleta de lixo diariamente; equipes monitoram em tempo real os caminhões em atendimento

Publicado

em

A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), com o compromisso de entregar serviço de qualidade à população, realiza diariamente vistorias na coleta de resíduos sólidos nos bairros da Capital. A ação tem o objetivo de reforçar o atendimento pelas ruas da cidade. Além dos fiscais in loco, a Limpurb possui uma central de monitoramento que acompanha os caminhões de coleta através de um sistema eletrônico atualizado em tempo real. Com a ajuda deste mapa, é possível atender com precisão e agilidade todas as localidades de Cuiabá.

O trabalho dos fiscais começa logo cedo, após a primeira coleta de resíduos que ocorre às 5h da manhã em alguns bairros da cidade. Os profissionais averiguam as ruas atendidas e efetuam um relatório de transparência, a fim de garantir que todos os moradores estejam recebendo o serviço com qualidade.

Na central de monitoramento da Limpurb, uma equipe acompanha em tempo real o tráfego da frota de caminhões em atendimento, contribuindo para a agilidade em situações pontuais de falha na coleta de resíduos. Nesses casos, é feita a comunicação com a empresa Locar, responsável pela prestação de serviços, para conhecimento do ocorrido e para que providências sejam adotadas.

“A Limpurb visita todos os bairros de Cuiabá logo após a coleta ser realizada. Os profissionais fotografam as ruas e confeccionam os relatórios de atendimentos. Reforçamos o acompanhamento com a equipe monitorando a coleta através de satélite, garantindo que o serviço está sendo entregue para a população”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o morador, no desejo de retirar o lixo acumulado de sua residência, coloca o resíduo depois que a coleta foi realizada no bairro. Por conta disso, a Limpurb possui um cronograma com horários e dias da semana em que o serviço é realizado. Para localidades cadastradas nos dias pares, a coleta é feita segunda, quarta e sexta-feira. Os bairros atendidos nos dias ímpares recebem o serviço terça, quinta-feira e sábado.

As coletas são divididas em quatro turnos. Às 5h da manhã, os caminhões do 1º turno atendem a região norte e sul da cidade. O 2º turno começa às 11h da manhã, na região central de Cuiabá, Distrito Industrial e partes da região oeste.

Às 17h inicia-se o 3º período de coleta, que atende os bairros Jardim Aclimação, Canjica, Terra Nova, Morada Do Ouro, Consil, Verdão, Santa Rosa I e II, Santa Marta, Flamboyet, Jardim Araça, Santa Angelita e Quilombo.

O 4º turno é realizado no período noturno, às 22h, e coleta os resíduos em cerca de 25 localidades da cidade.

A planilha com o cronograma de coleta atualizado está disponível no portal eletrônico da Limpurb, através do endereço: https://limpurb.cuiaba.mt.gov.br/servico/3/0/Coleta-de-Residuos-Solidos/.

A população pode entrar em contato com a Limpurb através do WhatsApp (65) 9 9337-4691. O canal de atendimento é exclusivo para questões relacionadas à coleta de lixo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora