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Cuiabá

Limpurb realiza fiscalização em coleta de lixo diariamente; equipes monitoram em tempo real os caminhões em atendimento

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A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), com o compromisso de entregar serviço de qualidade à população, realiza diariamente vistorias na coleta de resíduos sólidos nos bairros da Capital. A ação tem o objetivo de reforçar o atendimento pelas ruas da cidade. Além dos fiscais in loco, a Limpurb possui uma central de monitoramento que acompanha os caminhões de coleta através de um sistema eletrônico atualizado em tempo real. Com a ajuda deste mapa, é possível atender com precisão e agilidade todas as localidades de Cuiabá.

O trabalho dos fiscais começa logo cedo, após a primeira coleta de resíduos que ocorre às 5h da manhã em alguns bairros da cidade. Os profissionais averiguam as ruas atendidas e efetuam um relatório de transparência, a fim de garantir que todos os moradores estejam recebendo o serviço com qualidade.

Na central de monitoramento da Limpurb, uma equipe acompanha em tempo real o tráfego da frota de caminhões em atendimento, contribuindo para a agilidade em situações pontuais de falha na coleta de resíduos. Nesses casos, é feita a comunicação com a empresa Locar, responsável pela prestação de serviços, para conhecimento do ocorrido e para que providências sejam adotadas.

“A Limpurb visita todos os bairros de Cuiabá logo após a coleta ser realizada. Os profissionais fotografam as ruas e confeccionam os relatórios de atendimentos. Reforçamos o acompanhamento com a equipe monitorando a coleta através de satélite, garantindo que o serviço está sendo entregue para a população”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o morador, no desejo de retirar o lixo acumulado de sua residência, coloca o resíduo depois que a coleta foi realizada no bairro. Por conta disso, a Limpurb possui um cronograma com horários e dias da semana em que o serviço é realizado. Para localidades cadastradas nos dias pares, a coleta é feita segunda, quarta e sexta-feira. Os bairros atendidos nos dias ímpares recebem o serviço terça, quinta-feira e sábado.

As coletas são divididas em quatro turnos. Às 5h da manhã, os caminhões do 1º turno atendem a região norte e sul da cidade. O 2º turno começa às 11h da manhã, na região central de Cuiabá, Distrito Industrial e partes da região oeste.

Às 17h inicia-se o 3º período de coleta, que atende os bairros Jardim Aclimação, Canjica, Terra Nova, Morada Do Ouro, Consil, Verdão, Santa Rosa I e II, Santa Marta, Flamboyet, Jardim Araça, Santa Angelita e Quilombo.

O 4º turno é realizado no período noturno, às 22h, e coleta os resíduos em cerca de 25 localidades da cidade.

A planilha com o cronograma de coleta atualizado está disponível no portal eletrônico da Limpurb, através do endereço: https://limpurb.cuiaba.mt.gov.br/servico/3/0/Coleta-de-Residuos-Solidos/.

A população pode entrar em contato com a Limpurb através do WhatsApp (65) 9 9337-4691. O canal de atendimento é exclusivo para questões relacionadas à coleta de lixo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

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Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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