Connect with us

Diamantino

Chegada do Festival de Verão 2024 aquece o comércio local

Publicado

em

Com a proximidade do Festival do Verão 2024 a expectativa do comércio aumenta tendo em vista o sucesso que foi a última edição, que aconteceu em fevereiro/2023. Empreendedores, empresários, feirantes e comerciantes locais comentam sobre o impacto positivo do festival em seus negócios. O evento acontecerá na próxima semana nos dias 01 a 04 de fevereiro mas já conta com retorno financeiro em diversos segmentos.

De acordo com o prefeito, Dr. Manoel Loureiro, o evento foi elaborado para ser um atrativo para a família diamantinense em todos os aspectos e fomentar a economia local e geração de renda.

“No ano passado, além de fomentar a interação social, o esporte e a cultura, o evento também estimulou o comércio. Neste ano não será diferente, temos o olhar voltado a economia que também é de extrema importância para nossa cidade.”

Ele ainda complementou: “Veremos pessoas vindo de fora para se hospedar, prestadores de serviço comprando insumos aqui na cidade, pessoas comprando roupas, acessórios, marcando horário nos serviços do comércio, restaurantes atendendo turistas e muito mais, esses pequenos exemplos mostram como um evento tem o impacto positivo no comércio.”

A comerciante no ramo de bebidas há 7 anos, Michele Gaspar, contou que sua renda é gerada 100% dos eventos realizados no município e como a frequência das festividades contribui para o crescimento do seu negócio.

“A economia gira na nossa cidade, pois até os feirantes que atendem no festival compram seus insumos aqui em Diamantino, gerando ainda mais um impacto positivo financeiro para grande parte dos negócios. Minha renda familiar é gerada 100% por meio dos eventos que acontecem no município e posso dizer que atualmente podemos contar com a frequência das festividades e isso nos traz segurança para investir ainda mais em nosso negócio.”

A empreendedora na área da beleza, Diandra Luiza, mudou recentemente para o município, mas acompanhou o Festival de Verão em 2023 pelas redes sociais. A esteticista falou sobre a divulgação do evento que contribuiu para o alcance de mais clientes.

“A Prefeitura de Diamantino tem esse cuidado e preocupação em trazer novos eventos para incentivar a economia criativa, assim gerando renda. Com isso pude aproveitar o impacto que o Festival de Verão tem na região para divulgar meu trabalho de designer de cílios e sobrancelhas. Em menos de três dias já consegui fechar atendimentos e atrair mais pessoas para conhecer meu trabalho. Eu só tenho a agradecer a gestão pelo olhar voltado a nós empreendedores.”

A empresária no ramo de hotelaria há 6 anos, Fernanda Machado, reforçou o impacto positivo que o festival tem no setor.

“Devido ao nosso público ser do turismo de negócios, temos uma alta taxa de ocupação durante a semana e com os eventos conseguimos elevar nossa taxa de ocupação também aos finais de semana, dessa forma para nós os eventos que acontecem na cidade tem um impacto muito positivo. Atingindo além das pessoas que vem para participar, mas também quem vem para trabalhar, fornecer algo para o evento.”

Ela ainda completou: “Os eventos que são promovidos em nossa cidade contribuem para o crescimento e abertura de muitos negócios, como podemos notar na área gastronômica que no último ano teve um crescimento com novos negócios sendo abertos em nosso município.”

Com um delivery de hambúrgueres há 3 anos, Isabela Egydio, comentou sobre a participação do negócio nas festividades onde chegou em um dia vender mais de 200 hambúrgueres.

“Será a terceira vez que participamos dos eventos da prefeitura e sempre se torna uma experiência inesquecível, durante as festividades trabalhamos com um estoque alto e mesmo assim tem dias que chega a acabar antes de finalizar o horário do evento. É um momento onde nossas vendas aumentam significativamente e nosso trabalho é visto por mais pessoas em um curto período de tempo. É sempre um motivo de comemoração quando acontecem os eventos.”

A empreendedora há 4 anos no ramo da estética, Mariely Amabily, compartilhou com entusiasmo o aumento nos atendimentos provenientes do sucesso gerado pelo Festival de Verão de Diamantino.

“A minha expectativa para o Festival de Verão 2024 é grande, tendo em vista a edição anterior, a busca pelo meu trabalho aumenta e chego a estender meus horários de atendimento. Geralmente trabalho por 4 horas e durante as festividades é necessário abrir agenda para os três períodos do dia devido a alta demandas de clientes.”

Todos os feirantes cadastrados para o Festival de Verão 2024, contarão com uma praça de alimentação montada especialmente para as vendas, onde cada comerciante terá um espaço reservado.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora