Connect with us

MATO GROSSO

Comarca de Várzea Grande abre programação do Corregedoria Participativa 2024

Publicado

em

O Programa Corregedoria Participativa, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), retoma seu calendário de visitas às unidades judiciárias do Estado a partir de terça-feira (23/01), no Fórum de Várzea Grande. Sob a liderança do corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a iniciativa tem o objetivo de aproximar o Poder Judiciário mato-grossense da sociedade civil e dos usuários do sistema e Justiça.
 
O Programa Corregedoria Participativa busca, principalmente, fortalecer os vínculos entre o Poder Judiciário e a comunidade. A iniciativa visa garantir uma Justiça mais acessível e eficiente, considerando as especificidades e demandas de cada comarca. Além do desembargador, a comitiva será composta por juízes-auxiliares e servidores da CGJ.
 
A programação da visita inclui também momentos com o público interno, como reuniões com servidores e magistrados. Uma palestra sobre Gestão de Gabinete será ministrada pelo juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango. A abertura da programação ocorre com a foto oficial da comitiva junto com servidores e juízes da comarca em frente ao prédio do Fórum.
 
Durante a visita, de forma paralela, a equipe de juiz Emerson Cajango retoma as correições ordinárias presenciais nas unidades judiciárias da Primeira Instância do Estado de Mato Grosso e o início desse trabalho irá ocorrer na 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública várzea-grandense. Em 2024 serão correcionadas 139 unidades judiciárias em 39 comarcas do Estado.
 
Capital – Na próxima semana, entres os dias 30 de janeiro a 02 de fevereiro serão realizadas as correições em Cuiabá. O calendário, com todo o cronograma referente a este ano, está disponibilizado na Portaria TJMT/CGJ nº 172/2023 e pode ser encontrado no site da Corregedoria. Basta acessar https://corregedoria.tjmt.jus.br/, clicar no menu “Correições”, optar por “Calendário de Correições” e em seguida “Judicial”. Uma nova página será aberta com as opções por ano, escolha “2024” e clique no PDF.
 
Terça-feira (23 de janeiro)
 
08h – Foto oficial em frente ao prédio do Fórum
 
(Magistrados e Servidores, com membros da Comitiva)
 
8h30 – Abertura do evento – Corregedor Desembargador Juvenal Pereira da Silva
 
9h – Palestra Gestão de Gabinete – Emerson Cajango
 
Trabalhos Correcionais
 
 
 
Quarta a sexta-feira (24 a 26 de janeiro)
 
Trabalhos Correcionais  
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Logo do Programa Corregedoria Participativa. A imagem tem uma bússola dourada ao centro, rodeada por mãos de diversas etnias.
 
 
 
Larissa Klein  
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Inclusão: Corrida do Judiciário terá participação de atletas com deficiência

Publicado

em

Por

A inclusão de pessoas com deficiência também foi pensada na 6ª Corrida do Judiciário, que será realizada no próximo domingo (10 de novembro). Vinte e cinco atletas com deficiência irão participar da corrida, com estrutura e apoio pensados especificamente para eles.
 
Um desses atletas é Daniel Nascimento, 29 anos, cadeirante, que pratica corrida de rua desde 2018 e irá participar da Corrida do Judiciário pela primeira vez.
 
A rotina de treinos dele é intensa: às segundas, quartas e sextas treina em casa, das 5h às 6h, antes de ir para o trabalho e para a faculdade de Logística, e às terças, quintas e sábados treina na academia, das 12h às 13h30. Além disso, Daniel também pratica corrida no entorno do Parque das Águas, um dos trechos do percurso da Corrida do Judiciário, e também na estrada de Chapada dos Guimarães.
 
Para o paratleta, a Corrida do Judiciário é muito gratificante, seja pela premiação em dinheiro e pelo troféu que traz uma simbologia especial, seja pela valorização das pessoas com deficiência.
 
“A Corrida do Judiciário é uma corrida que mostra a inclusão da pessoa com deficiência. Isso é muito bom, mostra que o Poder Judiciário se importa com todos e valoriza os paratletas. Vai ser uma honra e uma grande satisfação correr nessa corrida”, expressa.
 
Daniel acredita que a sociedade está caminhando para ter cada vez mais inclusão das pessoas com deficiência, seja de qual tipo for, e o esporte paraolímpico, na visão dele, tende a crescer também.
 
A Corrida – A Corrida do Judiciário será realizada às 6h30 com largada e chegada em frente ao Fórum de Cuiabá. Haverá o percurso de 6 km para a corrida e 3 km para a caminhada. Irão participar 1.200 atletas.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida de Daniel em uma corrida em sua cadeira de rodas. Ele veste roupa de esporte, um capacete, está com os braços estendidos para a frente e tem feição de concentração. No entorno há o asfalto e uma faixa laranjada à frente.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT  
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora