Realizada simultaneamente em dois pontos de Cuiabá, na madrugada deste domingo (12.03), a 29ª Operação Lei Seca resultou na prisão de 13 pessoas, sendo 12 por embriaguez ao volante e uma por desobediência conforme o artigo 330 do Código Penal (CP). Ao todo, 192 veículos foram fiscalizados.
Nesta edição, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), uma equipe esteve concentrada na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), próximo ao Shopping Popular, e na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), no bairro Dom Aquino.
Ao todo, a ação integrada aplicou 151 testes de alcoolemia e fiscalizou 192 veículos. Destes, 54 foram autuados e 49 removidos, sendo 38 carros e 11 motocicletas.
Os agentes das forças de segurança confeccionaram ainda 76 Autos de Infração de Trânsito (AITs), sendo 20 condutores autuados por direção sob influência de álcool; 30 por dirigir veículo sem registro ou não licenciado, nove por conduzir veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros motivos diversos.
A 29ª Operação Lei Seca contou com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Departamento de Trânsito (Detran-MT), da Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran), da Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
A diretora do Colégio Estadual Integrado Miguel Baracat – CEI 05, no bairro São Matheus, em Várzea Grande, Patrícia Guiardi Santos, destacou que a unidade vai gerar oportunidades significativas em uma região que enfrenta altos índices de vulnerabilidade social.
“O CEI 05 cumprirá uma missão educacional e social muito importante na comunidade”, afirmou.
Uma das inovações do CEI é sua abertura aos finais de semana, uma estratégia que, segundo a diretora, ajudará a mitigar conflitos, permitindo que as famílias se envolvam ativamente no dia a dia da escola.
“Imagine a nossa comunidade se reunindo aqui, como uma grande família”, disse. Ela adiantou que um plano de ação já está em andamento, envolvendo toda a comunidade escolar, visando transformar o CEI 05 numa referência educacional desde seu primeiro ano.
Considerando o desafio de gerir uma escola nova e imponente, sua prioridade é consolidar o CEI 05 como um modelo de referência educacional, mantendo as portas sempre abertas para a comunidade. “Quando os moradores percebem que a escola lhes pertence, eles a acolhem e cuidam dela como se fosse um segundo lar”, observou.
O Colégio Estadual Integrado foi entregue pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (08.11), e terá suas atividades na modalidade cívico-militar com capacidade para atender aproximadamente 1.700 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A instituição conta com um corpo docente qualificado e uma equipe de apoio psicossocial dedicada a abraçar essa missão. Estamos prontos para fazer a diferença”, disse Patrícia.
A diretora destacou ainda a tecnologia presente no CEI, o que vai torna-lo ainda mais atraente. “Dispomos de plataformas digitais, Smart TVs em todas as salas, Chromebooks para os alunos, internet de alta velocidade, laboratórios 4.0, acessibilidade completa e um espaço coletivo que promove qualidade de vida”, descreveu Patrícia.
De acordo com Ademir Martins, Oficial de Gestão Militar do CEI 05 e 2º Tenente da Reserva do Exército, a abordagem cívico-militar proporcionará significativos benefícios à região do bairro São Matheus. “Quando unimos educação pública à disciplina e ao civismo, os resultados se manifestam rapidamente. Essa união promove o desenvolvimento integral dos alunos”, concluiu o oficial.
Professor de Física, Wender Natal da Silva, destacou o amplo laboratório 4.0
O professor de Física Wender Natal da Silva destacou como a estrutura moderna e bem equipada será uma ferramenta importante, permitindo que a teoria se concretize em experiências práticas e tangíveis. “Para as crianças, ter acesso a um laboratório de química e física na escola é crucial para que elas possam explorar e entender a diversidade fascinante do nosso planeta. Eu nunca tinha visto uma estrutura educacional tão impressionante quanto esta”, concluiu o professor.
O CEI 05 recebeu investimento de R$ 21 milhões do Governo.
Ao todo, serão cinco unidades nesse formato, sendo três em Cuiabá e duas em Várzea Grande. Juntas irão atender cerca de 7 mil estudantes de mais de 50 bairros nas duas cidades. O investimento total, por parte do Governo do Estado, é de R$ 84,2 milhões.