Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama faz alerta para importância da prevenção à saúde mental feminina

Publicado

em

A primeira-dama Márcia Pinheiro, por meio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, faz um alerta sobre os cuidados preventivos com a saúde mental, especialmente para a população feminina.

Durante o mês de janeiro (Janeiro Branco), campanhas nacionais de conscientização são realizadas para prevenir doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

De acordo com Márcia, estudos comprovam que as oscilações hormonais e fatores socioculturais tornam as mulheres mais suscetíveis a questões de saúde mental.

“Como mulheres, lidamos com diversos papéis e expectativas sociais, como família, trabalho, estudos, e tudo isso resulta em impactos na saúde emocional e mental. Portanto, é necessário prestar mais atenção aos sinais do nosso corpo para manter o bem-estar”, destacou.

A desigualdade de gênero e a discriminação também têm afetado a saúde mental das mulheres. Estereótipos de gênero, disparidades salariais, falta de representação política e limitações de acesso a oportunidades podem levar a sentimentos de desvalorização, baixa autoestima e angústia psicológica.

A psicóloga do Espaço de Acolhimento da Mulher, Malu Nascimento, que oferece suporte institucional a mulheres vítimas de violência de gênero e doméstica, orienta sobre as precauções necessárias para o bem-estar emocional e mental.

“Os cuidados envolvem esferas físicas, sociais, emocionais e espirituais. Manter uma alimentação balanceada, dormir bem, praticar atividade física e dedicar tempo ao lazer que proporciona prazer. O cuidado com a parte espiritual é extremamente importante. Buscar vivenciar a espiritualidade traz benefícios à saúde como um todo”, enfatizou.

Vítimas de violência doméstica têm acesso ao cuidado com a saúde mental no Espaço de Acolhimento da Mulher, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que oferece atendimento psicológico e psiquiátrico para mulheres em busca de apoio e saída do ciclo de violência doméstica.

Projetos como a “Roda de Auto Amor”, realizado mensalmente com vítimas de violência familiar, proporcionam trocas de experiências e histórias, abordando temas como autoestima, fortalecimento emocional e superação de traumas.

“Essas mulheres passam por sofrimentos tão semelhantes, resultando em uma troca de vivências de forma terapêutica”, explicou.

Janeiro Branco, uma campanha criada em 2014 em Minas Gerais pelo psicólogo Leonardo Abrahão, destaca-se como um movimento nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. A campanha envolve colaboradores em diversas cidades do país e promove atividades como palestras e debates sobre o tema.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora