Connect with us

Cuiabá

Fundadora da primeira creche de MT, Zulmira Meirelles emprestará nome a parque de Cuiabá; idealizadora da iniciativa, Márcia Pinheiro destaca reconhecimento merecido

Publicado

em

A primeira-dama Márcia Pinheiro sugeriu ao prefeito Emanuel Pinheiro emprestar o nome da ex-primeira-dama de Cuiabá, Zulmira Meireles, ao Parque da Mulher. O espaço está sendo construído no bairro Santa Rosa e tem previsão de entrega para março, mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Zulmira, primeira-dama na época, foi casada com o coronel José Meireles, que esteve à frente da Prefeitura de Cuiabá na década de 90. Ela fundou a creche São Francisco de Assis, a primeira do estado de Mato Grosso, e foi pioneira em grandes ações da então Secretaria de Bem-Estar Social.

Segundo Márcia Pinheiro, a homenagem é extremamente merecida pelo empenho e dedicação de Zulmira. O novo parque municipal irá contar com espaços direcionados às crianças e mulheres. “Nós pensamos no nome dessa grande mulher que fez muito pelo social e pelas crianças nos anos 90. Queremos homenageá-la e a toda a sua família com o nome do parque. Pensamos especialmente em um espaço que terá todo esse cuidado com as crianças, com áreas de lazer, e as nossas mulheres com espaços específicos”, explicou.

A área de 10.440 m² contará com 26 bancos, 01 playground, 01 quadra de vôlei/beach tennis, 02 estações de ginástica, 01 praça de Food Truck, lago e o tradicional “Parcão”, destinado aos cães. Além disso, o parque terá área de vegetação arbórea, calçada de 3 metros, de 2 metros para caminhada e capacidade de 28 vagas para estacionamento.

A coordenação do parque será institucionalmente apoiada pela Secretaria Municipal da Mulher e pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama com atividades e serviços destinados especificamente à mulher. “Essa área de lazer será um colírio aos olhos das mulheres cuiabanas porque vamos utilizar esse espaço para grandes ações, com iniciativas que promovam ainda mais a saúde e o bem-estar”, complementou Cely Almeida, titular da pasta da Mulher.

A administração do prefeito Emanuel Pinheiro já entregou mais de 220 unidades entre praças e parques, tendo como objetivo devolver à sociedade os espaços públicos com aproveitamento à qualidade de vida, entretenimento e valorização urbana local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora