Connect with us

BRASIL

Flávio diz que 8/1 foi ‘oportunismo para prejudicar Bolsonaro’

Publicado

em

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Jeferson Rudy/Agência Senado – 13.12.2023

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

Nesta terça-feira (9), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que “não houve tentativa de golpe” ao falar sobre os atos registrados em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília.

Em publicação nas redes sociais, o senador afirmou que houve um “oportunismo” para prejudicar o ex-mandatário.

“O esforço colossal da grande mídia para nada! Óbvio que não houve tentativa de golpe. Houve um oportunismo escroto para prejudicar Bolsonaro. Resultado: redes sociais VENCERAM a grande mídia!”, escreveu o filho do ex-presidente no X (antigo Twitter ). “Daí o tesão para censurá-las! Não passarão!”

Publicação de Flávio Bolsonaro no X (antigo Twitter)
Reprodução / X – 09.01.2024

Publicação de Flávio Bolsonaro no X (antigo Twitter)

Nessa segunda (8), em evento do primeiro aniversário dos ataques em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, discursaram e defenderam uma responsabilização das mídias sociais pelo episódio que aumentou a polarização política no país.

Na ocasião, Moraes afirmou que a regulação das redes sociais é importante para combater a desinformação e os atos antidemocráticos.

“Essas recentes inovações potencializaram a desinformação premeditada fraudulenta e amplificaram os discursos de ódio e antidemocráticos. A ausência de regulamentação e a inexistente responsabilização das plataformas, somadas à falta de transparência na utilização da inteligência artificial e dos algoritmos, tornaram os usuários suscetíveis à demagogia e à manipulação política, possibilitando a livre atuação desse novo populismo digital extremista e de seus aspirantes a ditadores”, disse o ministro.

Em seu discurso, Lula afirmou que “não há perdão para quem atenta contra a democracia”.

“Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, muito mais do que vidraças […] teriam sido destruídas. A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada. E a democracia, destruída. A esta altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social”, disse ele.

O petista ainda reiterou a necessidade de punição aos que estavam por trás da organização. “Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos.”

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora