Connect with us

Cuiabá

Veja apresenta reportagem sobre o calor extremo e repercute ações na educação, mobilidade urbana e respeito aos servidores da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Matéria publicada nesta sexta-feira (5), pela Revista Veja, assinada pela jornalista Sofia Cerqueira, que visitou a capital matogrossense recentemente, apresenta uma entrevista com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que destaca as ações do Executivo para redução dos impactos da onda de calor. Na reportagem “A prova de fogo do verão em Cuiabá, epicentro do calor extremo”, o gestor ressaltou uma série de medidas proativas para mitigar os impactos das altas temperaturas.

Entre as iniciativas destacadas, está a redução da carga horária dos servidores da Limpurb, visando melhor adaptar os serviços de limpeza urbana às condições climáticas desafiadoras. Destaca-se que o governo municipal vai ampliar os parques da cidade, proporcionando espaços verdes e opções de lazer para a população durante períodos de calor intenso.

A climatização das salas de aula na rede municipal de ensino (programa Climarizar é Humanizar) também foi destaque na reportagem, promovendo um ambiente mais confortável para alunos e professores enfrentarem as altas temperaturas. Outra medida significativa mencionada pelo prefeito foi a implementação de estações de ônibus climatizadas (Bispo Dom José, Ipiranga e Alencastro) situadas em locais estratégicos da cidade. Essas estações oferecem refúgio e alívio térmico para os cidadãos, contribuindo para minimizar os efeitos adversos da onda de calor.

Leia a íntegra da reportagem da Revista Veja.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora