Connect with us

Diamantino

Dentro de reserva legal, estudantes diamantinenses plantam mudas nativas do cerrado em ação de preservação ao meio ambiente

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cidade participou neste mês de uma ação de educação ambiental com 35 alunos da Escola Estadual João Batista de Almeida. Dentro de uma reserva legal, os estudantes plantaram 50 mudas de plantas nativas do cerrado mato-grossense.

Iniciativa da professora estadual, Suelen Ceolin Schawade, a ação contou também com o apoio da empresa de paisagismo RLS, por meio da doação de mudas; do movimento de mulheres ligadas ao Agro (Agroligadas) e dos produtores rurais Ivan e José Capeletto, que cederam o espaço de Preservação Ambiental Permanente para a atividade ser realizada.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cidade também realizou uma palestra sobre a “Importância de Cuidar da Área de Preservação Permanente”, incentivando o plantio de mudas de Ipês e Jacarandás na região.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, da Empaer e da Associação dos Produtores Rurais da APA da Nascente do Rio Paraguai.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora