Connect with us

MATO GROSSO

Mato Grosso tem 58 municípios 100% iluminados com LED e 218 mil lâmpadas instaladas

Publicado

em

Mato Grosso chega ao fim deste ano com 218.110 luminárias de LED instaladas em 132 municípios pelo programa MT Iluminado. A iniciativa tem o objetivo de transformar o estado no primeiro do país a ter 100% de iluminação de LED, que, atualmente, é a mais moderna e econômica disponível.

O programa do Governo de Mato Grosso é coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a MT Par, em parceria com as prefeituras. O Estado adquiriu 410.467 luminárias de LED com investimento de R$ 179,2 milhões. Destas, 317.990 já foram entregues para as prefeituras, por meio de convênio.

Os municípios são responsáveis pela instalação das luminárias, formalização do termo de convênio e apresentação do croqui do local onde as lâmpadas serão colocadas, além de fornecer outros documentos técnicos. Até o momento, 58% dos municípios já concluíram a instalação de 100% das luminárias.

A iluminação em LED tem uma série de benefícios. São lâmpadas mais potentes, com maior capacidade de iluminação e mais econômicas do que as luminárias convencionais. Isso traz economia para os cofres públicos, porque as luminárias também são mais duráveis.

Cidades mais iluminadas trazem ganhos para a população, que pode aproveitar a cidade no período noturno com mais segurança, como observa a servidora pública Emília dos Santos, que mora em Novo São Joaquim.

“Com essa iluminação ficou maravilhoso, porque, enquanto a gente está aqui praticando exercícios, cuidando da nossa saúde, as nossas crianças estão ali brincando. Um olho no exercício e outro olho na criança, com total segurança, é um bem-estar maravilhoso”, disse.

Novo São Joaquim recebeu 1.911 luminárias do Governo do Estado. “Hoje temos lâmpadas de LED em todo o município, aqui na sede, nos distritos. Em contrapartida, também compramos braços ornamentais para deixar a cidade mais bonita e segura também. Com certeza nosso município ficou mais iluminado, mais bonito e mais seguro com esse grande programa do Estado”, afirmou o prefeito do município, Leonardo Zampa.

Em Juína, o prefeito Paulo Veronese observou as melhorias na segurança pública após a colocação de 9.361 luminárias. “O programa contribui para melhoria da cidade, enquanto beleza, mas temos visto nos bairros o quanto melhorou na questão da segurança pública”, disse.

O MT Iluminado está presente também nas maiores cidades do Estado. Sorriso é maior de todas que já está 100% iluminadas. “Não podemos olhar somente para a economia de recursos, mas, quando se fala em redução do consumo de energia, se fala diretamente em preservação de nossos recursos naturais e, consequentemente, em sustentabilidade”, afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Em 2023, o município de Cuiabá foi o último do estado a firmar convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Por conta da falta de certidões, a parceria foi feita com a Empresa de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e já foram disponibilizadas 12 mil luminárias.

“As luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis do que as de vapor de sódio. São um grande ganho para a administração pública. Esse é um ponto. Mas o principal é o bem-estar da população. Já são mais de 200 mil luminárias instaladas no Estado e a diferença que elas fazem para o conforto e segurança de toda a população é perceptível. Em todos os municípios em que eu vou, os prefeitos relatam o impacto que a iluminação de LED trouxe para as pessoas que vivem nessas cidades”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Veja os municípios 100% iluminados

Acorizal, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Barão De Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Castanheira, Cocalinho, Colíder, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jauru, Juruena, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Planalto da Serra, Porto Esperidião, Porto Estrela, Ribeirãozinho, Rio Branco, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Afonso, São José do Povo, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Tesouro, Torixoréu, Vale de São Domingos, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora