Connect with us

Cuiabá

Restaurante Popular não abrirá nos dias 25 e 1º de janeiro em razão das Festividades de Natal e Ano Novo

Publicado

em

Em razão das festividades de Natal e Ano Novo, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, informa que o Restaurante Popular não estará em funcionamento nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, devido aos feriados que coincidem com segundas-feiras. Contudo, nos dias subsequentes, 26/12 e 02/01, os atendimentos serão retomados normalmente, visando proporcionar um serviço de excelência à população.

O estabelecimento opera de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, excluindo feriados e fins de semana, oferecendo refeições de alta qualidade e ricas em nutrientes por um valor simbólico de R$ 2. Independentemente do cadastro em programas sociais, todos os cidadãos têm acesso a essa iniciativa, que integra a nova política de Segurança Alimentar do município.

Desde a retomada do atendimento ao público em Cuiabá, em 16 de novembro, o Restaurante Popular ‘Elza Fortunato Biancardini’ já serviu um total de 8.155 refeições. Na reabertura, foram oferecidas 300 refeições, dentro de uma média diária esperada de 1,7 mil.

O cardápio é cuidadosamente elaborado por nutricionistas e inclui proteínas, carboidratos, verduras e legumes, acompanhados de suco e sobremesa. “A comida é balanceada e toda a produção é rigorosamente monitorada por nutricionistas, com o objetivo de zelar pela saúde das pessoas e fornecer alimentação àqueles que dependem do apoio do poder público para se alimentar”, disse a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

A reestruturação completa do Restaurante Popular abrangeu diversas áreas, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições. Para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção, o estabelecimento possui dois andares, reservando o piso térreo para atendimento preferencial, incluindo idosos e pessoas com deficiência.

“A infraestrutura foi atualizada para garantir padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar, priorizando a acessibilidade, com banheiros adaptados, cozinha equipada e refeitório com espaços adequados para atender o maior número de pessoas diariamente”, destaca Hellen Ferreira, secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Apesar da retomada dos atendimentos presenciais, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, mantém seu compromisso com a assistência à população em situação de rua. A distribuição diária de 450 refeições em marmitas continua sendo uma iniciativa crucial para garantir alimentação e dignidade a esse público vulnerável.

A conveniada Norte-Sul realiza as entregas nos principais pontos de concentração da população em situação de rua, abrangendo áreas como Morro da Luz, Beco do Candeeiro, Rodoviária, Prainha, Barão de Melgaço, entre outros. Hellen Ferreira destaca o esforço contínuo para alcançar o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Restaurante Popular está convenientemente localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 3061 – Centro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora