Connect with us

Agronegócio

Mapa investe R$ 10 milhões na recuperação de estradas rurais do Maranhão

Publicado

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está investindo R$ 10 milhões do Programa de Recuperação de Estradas Vicinais, para melhorar o escoamento da produção agrícola e a infraestrutura logística do Maranhão.

As obras beneficiam não só os agricultores, mas também a população rural em seu deslocamento para serviços essenciais, como saúde e educação nos municípios.

Realizado em parceria com municípios, secretarias estaduais e/ou consórcios municipais, o programa visa agilizar e tornar eficientes as obras, considerando as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, como adversidades climáticas e falta de infraestrutura logística.

Em Magalhães de Almeida, a construção da estrada vicinal no povoado de Trincheiras será fundamental para solucionar o isolamento da maioria dos moradores rurais durante o período chuvoso.

Em São Bernardo, serão construídos 100 km de estradas, beneficiando cerca de 6 mil habitantes da região, melhorando significativamente suas condições de vida e possibilitando o escoamento e comercialização de produtos agrícolas.

“Os benefícios vão muito além dos produtores rurais. Toda a comunidade terá uma melhor qualidade de vida, facilitando o acesso à educação, consultas médicas e outros serviços. A política é, acima de tudo, sobre a transformação na vida das pessoas”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo

Agronegócio

Goiás projeta crescimento de 11,4% para a safra de grãos para 24/25

Publicado

em

Por

A produção de grãos em Goiás está projetada para alcançar 33 milhões de toneladas na safra 2024/2025, representando um crescimento de 11,4% em comparação ao ciclo anterior, de acordo com o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com esse resultado, o estado se mantém na quarta posição entre os maiores produtores de grãos do Brasil, impulsionado principalmente pelo aumento nas colheitas de arroz, milho, soja, girassol e feijão.

Além do aumento na produção, a área plantada em Goiás também deverá crescer 3,8%, alcançando mais de 7 milhões de hectares. O rendimento médio por hectare deve apresentar um crescimento de 7,4%, com destaque para as culturas de soja, girassol e milho. A produção de soja, por exemplo, deve ultrapassar 18 milhões de toneladas, com uma produtividade estimada em 3,8 toneladas por hectare. O arroz também deve se destacar, com um aumento de 24% na área plantada e uma produção prevista de 155 mil toneladas.

Esses dados demonstram a força e a resiliência do agronegócio goiano, que, mesmo diante de desafios climáticos, continua a se expandir e a fortalecer sua posição no cenário agrícola nacional. A combinação de políticas públicas, tecnologia e acesso a crédito para os produtores é fundamental para sustentar esse crescimento e manter Goiás como um importante polo agrícola no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora