Connect with us

MUNDO

Mauro Vieira a Milei: “Pedimos um tratamento diferenciado ao Brasil”

Publicado

em

Mauro Vieira
Agência Brasil – 10.11.2023

Mauro Vieira


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, expressou nesta quinta-feira (21) a expectativa de que a Argentina adote um “tratamento diferenciado” para o Brasil e outros países do Mercosul em relação às recentes medidas anunciadas pelo presidente Javier Milei, relacionadas ao comércio exterior.

“O que pedimos é que haja um tratamento diferenciado para o Brasil e o Mercosul. Estamos sempre dispostos a conversar e discutir qualquer dificuldade. Não há relação bilateral que não tenha pontos a serem discutidos”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal O Globo.

Vieira destacou que, embora um “ajuste econômico” seja inevitável, o novo governo argentino demonstra abertura e desejo de diálogo.

“Eles estão em uma situação que exige um controle de inflação, da oscilação cambial. Por isso, precisam de medidas que devem ter resultados a médio e longo prazos”, acrescentou.

O Ministro Vieira elogiou a disposição do governo argentino em dialogar e buscar soluções conjuntas para as questões comerciais entre os países do Mercosul.

“O Brasil valoriza o espírito de abertura e diálogo demonstrado pelo presidente Milei. Estamos atentos às negociações que visem a um equilíbrio nas relações comerciais, considerando as peculiaridades de cada nação”, concluiu.

O presidente argentino, Javier Milei, anunciou um decreto com 366 artigos, estabelecendo as bases para um novo plano econômico.

O DNU (Decreto de Necessidade de Urgência) proposto por Milei visa desregulamentar a economia, revogar leis e fortalecer o mercado, reduzindo a intervenção do Estado.

Em seu pronunciamento, o presidente argentino enfatizou a necessidade de impulsionar a economia argentina por meio de medidas que estimulem o setor privado.


No entanto, a reação popular ao anúncio de Milei foi marcada por panelaços em diversos bairros de Buenos Aires, acompanhados por protestos que persistiram após o discurso do presidente e incluíram buzinaços.

Esses atos de descontentamento evidenciam a polarização e as preocupações da população em relação às mudanças propostas.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora