Connect with us

Sorriso

Novas lombadas eletrônicas passam a funcionar de forma educativa

Publicado

em

Dispositivos de fiscalização foram instalados em oito pontos de Sorriso

Permitir uma maior fluidez no trânsito e reforçar a segurança em vias com alto índices de acidentes. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) ampliou o número de lombadas eletrônicas em Sorriso.

A partir dessa semana, oito novos pontos da cidade passam a contar com o dispositivo de segurança. Mesmo estando em pleno funcionamento, até o dia 10 de janeiro as lombadas eletrônicas funcionarão apenas de forma educativa.

Esse período, conforme explica o gestor da pasta, José Carlos Moura, é necessário para que os condutores se ‘familiarizem’ com os dispositivos de fiscalização.

“É importante frisar que a função precípua desses equipamentos não é a aplicação de multa. Isso pode ser constatado pela sinalização o qual inclui até dispositivos luminosos alertando que naquele local é obrigatório reduzir a velocidade”, diz Moura ao avaliar que “a redução no número de acidentes gera economicidade com gastos em saúde, deslocamento de viaturas e demais procedimentos administrativos realizados após o registro desse tipo de ocorrência”.

“O condutor consciente respeita o limite de velocidade, dá preferência de passagem ao pedestre e dirige dentro do limite da velocidade permitida. Agora, aqueles que desrespeitam a legislação de trânsito, esses sim precisarão se adequar. Caso contrário serão responsabilizados administrativamente”, emenda o gestor.

O coordenador da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcio Pires, explica que diferente dos radares cuja função é manter a velocidade constante ao longo da via, as lombadas eletrônicas são instaladas a fim de forçar que o condutor a reduzir a velocidade em um determinado ponto.

“A lombada física [quebra-molas] pode ser ignorada por motociclistas e condutores de veículos altos, a exemplo de caminhonetes. No caso da lombada eletrônica, o condutor precisa reduzir a velocidade para não ser multado”, observa.

Outra característica positiva é o fato de que viaturas policiais, da GCM, Corpo de Bombeiros e demais instituições não serem multados durante atendimentos de urgência e emergência.

“Imagine, por exemplo, uma viatura do Corpo de Bombeiros tendo que reduzir a velocidade para passar em uma lombada física no momento em que o paciente com fratura exposta está sendo atendido. Ou ainda, uma viatura policial em deslocamento para atender uma ocorrência de alta complexidade. Quanto mais rápido esses profissionais chegarem ao local de destino, menores serão os danos para a sociedade”, descreve Pires.

Confira os locais de novos pontos de fiscalização:

  • Avenida Blumenau, entre os números 3.636 e 3.714 – sentido centro/bairro
  • Avenida Blumenau, próximo ao Lago do Rota – sentido bairro
  • Avenida Mário Raiter com a Rua Bené
  • Avenida Mário Raiter com a Rua Santa Bárbara
  • Rua São Francisco de Assis, em frente a Praça da Integração
  • Rua Alencar Bortolanza na altura do número 429
  • Avenida Zilda Arns, entrada do bairro Mário Raiter – sentido centro/bairro
  • Avenida Noemia Dalmolin com a Rua Cecília Meireles – sentido centro/bairro

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Com retorno do período chuvoso, Semosp intensifica recuperação de vias públicas

Publicado

em

Por

Pasta disponibilizou contato via aplicativo de mensagens para que população possa informar locais com danos

Com o início do período chuvoso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está intensificando o trabalho de recuperação das vias públicas. Gestor da pasta, Milton Geller, pontua que o elevado volume de chuvas tem causado danos a pontos isolados das vias públicas. “A gente já sabe que esse é um problema comum em Sorriso na temporada de chuvas, por isso, estamos atentos e concentrando esforços”; frisa.

Hoje duas equipes realizam o trabalho de recuperação e manutenção, uma acompanha as equipes de coleta de resíduos sólidos, o lixo seco, e a outra está a postos para atender emergências.

Inclusive, as situações podem e devem ser repassadas para a equipe da Semosp por meio do (66) 99690-1823, via aplicativo de mensagens. A recomendação é que a população envie a foto e a localização exata do problema para que a equipe de emergência possa atuar com mais celeridade.

Geller aproveita para solicitar a compreensão dos transeuntes. “Pedimos aos motoristas que diminuam a velocidade ao avistar as equipes trabalhando, justamente para evitar acidentes”, destaca. Neste momento, não há ruas fechadas, contudo, “cautela no trânsito sempre é bom”, diz.

De acordo com o secretário, manter as vias em boas condições de trafegabilidade evita danos aos veículos, garante o conforto e, principalmente, a segurança de todos os usuários do trânsito. “Estamos atuando de maneira intensa, mas sempre respeitando as condições climáticas de forma a fazer o trabalho sem gerar desperdício de material”, completa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora