Connect with us

MATO GROSSO

“Agradeço ao Governo por lembrar sempre das comunidades mais carentes e realizar o sonho das crianças”, afirma presidente de bairro

Publicado

em

Líderes comunitários que acompanharam as cerca de 15 mil crianças de escolas públicas, entidades e bairros de Cuiabá e Várzea Grande, na festa do Natal Abençoado, oferecida pelo Governo de Mato Grosso, na Arena Pantanal, nesta terça-feira (19.12), destacaram a importância do momento, principalmente para aquelas mais carentes, que, muitas vezes, não recebem presentes nessa data. A ação, coordenada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, é gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf).

A presidente do Bairro Jardim Ubirajara, Claudia Bello, declarou que as crianças que visitaram a Arena Pantanal estavam com muita expectativa para receber os brinquedos.

“Quero agradecer ao governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes por proporcionarem esse momento tão agradável para nossas crianças, porque todos os anos eles ficam esperando por esse lindo e maravilhoso evento. Viemos aqui através do Programa SER Família que beneficia tantas crianças e agradeço por lembrarem sempre das comunidades mais carentes. As nossas crianças têm muita expectativa em receber os brinquedos, os brindes e, para nós, líderes comunitários é muito gratificante poder participar de um momento igual a este”, disse.

As crianças tiveram a oportunidade de verem a decoração natalina e foram presenteadas com brinquedos da Fábrica lúdica do Papai Noel, lanches do Mc Donald’s, sucos Prats e kits de doces.
Foto: Josi Dias

Para a representante do Bairro Liberdade, Mariluce de Alencastro, a ação é muito importante, porque no bairro onde ela e muitos beneficiados com a festa residem têm muitas crianças carentes e os pais não tem condições de proporcionar um presente para eles.

“Dona Virginia e governador Mauro Mendes, vocês estão de parabéns por realizarem o sonho dessas crianças. Vocês não são nota dez, são nota mil. Eu estou muito emocionada porque isso aqui é um sonho e está tudo muito organizado. Tem pais que não conseguem comprar uma balinha para dar, imagina comprar um presente ou um lanche desse?!”, disse Mariluce.

Com direito às presenças do Papai Noel e Mamãe Noel, as crianças também foram agraciadas pelos espetáculos do Grinch, do Instituto Flauta Mágica, além da descida de rapel realizada pelo Papai Noel e oficiais do Corpo de Bombeiros.

O governador Mauro Mendes parabenizou todos os secretários e coordenadores que atuaram na execução do dia especial às crianças no Natal Abençoado do SER Família, e, especialmente, a primeira-dama Virginia Mendes.

“Agradeço a todos que atuaram neste brilhante evento que estamos realizando aqui nessa noite. Quero agradecer muito a atuação da primeira-dama, a minha esposa Virginia Mendes, que junto com toda a sua equipe, trabalhou muito para que este importante evento pudesse estar sendo realizado”, afirmou.
Foto: Josi Dias

A primeira-dama Virginia Mendes também agradeceu a todos pelo empenho para realizar este dia especial às crianças.

“Eu estou muito emocionada porque são 15 mil crianças que tiveram um dia especial e envolveu um trabalho muito grande de várias secretarias. Agradeço à secretária Grasielle (Bugalho) e todos os secretários de Estados envolvidos e aos servidores da Setasc e da Unaf, que não mediram esforços para tornar este dia incrível. A gente vê a felicidade das crianças que estão aqui. É o Menino Jesus, é Deus no coração, muito amor, muita paz e que seja um Natal muito abençoado para todas as famílias mato-grossenses”, declarou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Grasi Bugalho, o evento era um sonho da primeira-dama Virginia Mendes.

“Era um sonho da nossa primeira-dama que todas essas as crianças tivessem um dia especial como este. Essas crianças estão tendo a oportunidade de entrar na Arena Pantanal e ver toda a decoração natalina, sendo que muitas nunca estiveram aqui. Então, é um dia que ficará marcado na memória de todas as crianças e também nas nossas, que vimos isso de perto. Elas viram o Papai Noel, ganharam brinquedos e doces, viram as apresentações artísticas e o mais importante, sentiram o amor do Natal”, disse.

Para a presidente do Bairro Tancredo Neves, Regina dos Santos, a iniciativa do Governo de Mato Grosso, em proporcionar este dia para as crianças das comunidades foi extraordinário, já que muitas não conheciam a Arena Pantanal e também, não teriam presente neste Natal. Ela levou 38 crianças para o Natal Abençoado do SER Famílias.
Foto: Josi Dias
“Parabéns governador e primeira-dama Virginia Mendes, por mais esta ação voltada para as nossas crianças. Todos nós estamos muito felizes em ver as crianças ganhando brinquedos e tendo este dia extraordinário. Está tudo muito lindo e percebemos que foi tirado do coração mesmo. Muito obrigada por este dia!”, declarou, emocionada.

Também estiveram presentes no Natal Abençoado do SER Família a deputada federal Gisela Simona e os secretários Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Secom), Coronel Roveri (Sesp), Allan Porto (Seduc), Jefferson Neves (Secel) e o secretário adjunto, David Moura (Secel).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora