Connect with us

Cuiabá

Vagas para contratação temporária são ampliadas no Sine Municipal

Publicado

em

Se você está em busca de um emprego temporário chegou a época mais aguardada. Com a temporada de festas natalinas e de Ano Novo, o comércio amplia o quadro de funcionários para atender a grande demanda de consumidores.

No sistema de captação de vagas do Sine Municipal, existe diariamente oportunidades para aqueles que procuram empregos temporários. As vagas mais ofertadas são para o setor de comércio varejista. Os interessados não precisam ter experiência na área de vendas e não há exigência de escolaridade.

As remunerações variam entre R$ 850 e R$ 1.400, com benefícios de vale transporte, ticket refeição e seguro de vida. Os interessados devem comparecer às unidades de atendimento, com documentos pessoais originais (RG e CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), comprovante de endereço e currículo atualizados.

O Sine Municipal, sob gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATDE), atua combinando às informações disponíveis nos currículos entregues pelos interessados e nas vagas oferecidas pelas empresas, com o objetivo de facilitar a contratação dos trabalhadores. “Nessas semanas que antecedem as festas de final de ano, a maior demanda e consequentemente a maior procura é por vagas temporárias, que é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer uma renda extra ou até mesmo reingressar no mercado de trabalho, uma vez que, temos muitos casos em que o trabalhador foi contratado para vaga temporária e no final do prazo do contrato, ele foi efetivado na empresa”, afirmou Rosana Marques, responsável pela captação de vagas do Sine Municipal.

A lei que rege o contrato de trabalho temporário determina que deve ter uma data específica de início e término, não podendo ultrapassar 180 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias. Esse período pode ser consecutivo ou com intervalos.

Mesmo que em formato temporário, o colaborador possui os mesmos direitos de um trabalhador CLT, com remuneração equivalente à dos outros empregados da empresa que ocupam a mesma função, jornada de trabalho limitada a 44 horas semanais, seguro contra acidente de trabalho, adicional noturno (quando for o caso), repouso semanal remunerado, além de 13° salário e férias proporcionais ao tempo de trabalho, FGTS sem multa de 40%, direitos previdenciários e indenização por dispensa sem justa causa ou antes do final do contrato, que corresponde a 1/12 do salário.

O horário de atendimento do Sine Municipal é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com exceto a unidade no Centro da cidade, que funciona das 9h às 16h, mas os interessados podem consultar o balcão de emprego pelos meios digitais, basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Lembrando que esses canais são atualizados diariamente para atender a população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora