Um homem envolvido em um crime de homicido ocorrido em 2017, na zona rural do município de Luciara, região nordeste do Estado, foi preso pela Polícia Civil, na madrugada desta quinta-feira (09.03), em Porto Alegre do Norte.
O foragido de 45 anos estava com a prisão preventiva decretada pela Comarca de São Félix do Araguaia, pelo homicídio registrado no mês de outubro de 2017, em uma propriedade agrícola na região de Luciara.
A vítima, Efigenio Morais Maciel, de 50 anos, foi morta por meio de arma de fogo. Na ocasião, uma outra pessoa foi atingida pelos disparos, porém sobreviveu.
Durante as investigações apurou-se que o crime foi cometido por um grupo conhecido na região como grileiros de terra, os quais usavam de meios violentos para alcançar seus objetivos liderados.
O investigado responde também por posse ilegal de arma de fogo; associação criminosa; tortura; transportar, comercializar, beneficiar ou industrializar espécimes provenientes da pesca proibida.
Desde então foragido, o suspeito foi localizado em uma lanchonete, em Porto Alegre do Norte. A prisão foi realizada pelos policiais civis da cidade com apoio da equipe de Confresa.
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil, IBAMA e a FUNAI, encerrou, nesta sexta-feira (22/11), uma ação de repressão a crimes ambientais e à ordem econômica nas Terras Indígenas Nambikwara e Vale do Guaporé, em Mato Grosso. A ação visou combater a extração ilegal de ouro e realizar a desintrusão de áreas atingidas pelos garimpeiros, inutilizando instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.
A operação foi desencadeada a partir de uma informação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), relatando a presença de garimpeiros ilegais na região. Os suspeitos estariam usurpando matéria-prima da União, por meio da extração ilegal de minério de ouro e desmate de madeira.
Ao chegar no local, a equipe policial flagrou caminhões e tratores utilizados para realizar o desmate e transporte da madeira extraída, bem como, grande quantidade de madeira pronta para ser retirada da Terra Indígena.
Durante as ações de repressão à extração ilegal de madeira, foram apreendidos dois tratores, dois caminhões e cinco motos, sendo ainda inutilizados três tratores. Sete pessoas foram autuadas por infração ambiental.
Em continuidade aos trabalhos em campo, as equipes localizaram uma frente de garimpo ilegal no interior da TI Nambikwara. A polícia prendeu em flagrante três pessoas por porte ilegal de arma de fogo, extração ilegal de minério e usurpação de matéria prima da União. Outras 14 pessoas foram autuadas pelo Ibama por infrações ambientais.
Quanto aos instrumentos utilizados pelos criminosos, foram apreendidos seis veículos, uma escavadeira hidráulica e uma arma de fogo. Também foram inutilizadas no local outras quatro escavadeiras hidráulicas.
Após o encerramento das atividades em campo, todos os autuados serão relacionados na investigação em curso, cujo objetivo é identificar os financiadores das atividades ilegais.
binance
novembro 9, 2024 at 3:49 pm
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
open binance account
novembro 16, 2024 at 11:26 pm
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.