Connect with us

MATO GROSSO

Mais de 33 mil pessoas já passaram pela Arena Pantanal para viver as emoções do Natal Abençoado do SER Família

Publicado

em

Mais de 33 mil pessoas já visitaram a cidade do Natal Abençoado do SER Família, montada na Arena Pantanal, desde o dia 14 de dezembro, quando foi oficialmente aberta pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes.

A cidade do Natal Abençoado ficará aberta ao público até dia 30 de dezembro, todos os dias, das 18h às 22h, com exceção aos dias 24 e 25 (Natal). E, no dia 19, a entrada para o público será a partir das 19h30.

A entrada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir com a doação de leite em pó, caixa de chocolate ou fralda descartável, que serão encaminhadas para entidades cadastradas junto à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A ação, idealizada e capitaneada pela primeira-dama, Virginia Mendes, é realizada pelo Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Cultura Esporte e Lazer (Secel) e gabinete de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). O recurso para a estrutura do evento foi viabilizado através de emenda parlamentar.

“Eu fico muito feliz com a receptividade da nossa população de Cuiabá, e de outras cidades, que estão indo na Arena para apreciar o trabalho maravilhoso que foi pensado e construído, com muito carinho, por mim, pelos nossos servidores da Setasc e da Unaf. O Natal Abençoado do SER Família foi idealizado para que as famílias tenham um espaço que possam aproveitar juntas, tirar fotos e guardar na memória, com muito amor”, disse a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes

A primeira-dama Virginia esteve na abertura da cidade do Natal Abençoado, acompanhada da filha Maria Luiza, de nove anos, e do governador Mauro Mendes, e percorreu as atrações da cidade do Natal Abençoado e cantou algumas canções interpretadas pelos cantores do show natalino, no palco principal.

A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, reforça o convite para que todos que puderem, prestigiem o Natal Abençoado na Arena Pantanal.

“Queremos fazer esse convite para que a população venha. É entrada franca, mas também solidária, e quem quiser trazer e doar fralda ou chocolate, ou leite, para que possamos também ajudar várias instituições, estaremos recebendo na entrada. Mas o mais importante é que tudo isso foi idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes para entregar à sociedade um ambiente gostoso, para que as famílias realmente tenham um Natal Abençoado”, completou.

Para o morador de Cuiabá Pablo Toscano, que visitou os cenários com a família, o Natal Abençoado está maravilhoso, principalmente para quem vai com familiares. “O Governo de Mato Grosso está de parabéns. São enfeites muito bonitos, ambiente muito bom, para tirar fotos, principalmente porque a gente vê que foi pensado para a família”, disse.

Outro visitante da cidade do Natal Abençoado do SER Família foi Victor Leão, que deu nota 10 para as decorações de Natal e os espetáculos.

“É um evento maravilhoso. É gratificante poder receber esse tipo de evento aqui, e poder trazer as famílias nesse Natal Abençoado que o Governo do Estado está proporcionando para nós”

Gleicikely Ramos Rodrigues Aires, também moradora de Cuiabá, foi conhecer o Natal Abençoado do SER Família com o marido e a filha de cinco anos, Sara, e comentou que a decoração está muito bonita, mais ainda que no evento anterior.

“Está tudo muito bem organizado e sinalizado. Teve até entrega de água para os visitantes, devido ao calor, e eu achei isso muito legal. Os visitantes receberam muita atenção, tinha muita segurança, todos muito cuidadosos. Gostei muito”, ressaltou.

Ela ainda agradeceu o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes por proporcionarem um espaço de Natal decorado para a população de Cuiabá. “Só posso dizer que eles estão de parabéns por realizar esse evento na Arena, pois até então não tinhamos nenhum outro ponto de decoração na cidade, para gente prestigiar com a família. E foi uma surpresa saber que teríamos esse espaço para a família, principalmente por ser um momento mágico, momento de família, de celebração, de rever nossos conceitos, e de poder nos alegrar vendo toda aquela decoração de Natal”, concluiu.

Para Sara, de 5 anos, filha da Gleicikely, os detalhes não passaram despercebidos. “Eu gostei das decorações, gostei da aventura por ter andado lá, gostei dos detalhes das coisas. Dou parabéns para o Governo. E o que eu mais gostei foi de tirar foto com o Papai Noel. Parabéns, primeira-dama!”

Cidade do Natal Abençoado do SER Família

Ao todo, a cidade do Natal Abençoado é composta por 14 cenários iluminados distribuídos em 5 mil m², no entorno do gramado da Arena Pantanal, com os devidos cuidados para preservação da grama.

A cidade do Natal Abençoado tem a Casa do Papai Noel, Jardim de Natal, cenário Amor, Presépio, Jardim do Papai Noel, cenário de Balões, Ursos Cantores, Fábrica de Brinquedos, Floresta do Papai Noel, Doceria e outras atrações, como espetáculos de luzes diariamente, coreografias natalinas, apresentações audiovisuais

O espaço também conta com praça de alimentação e parquinho de diversões para a garotada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora