Connect with us

MATO GROSSO

Programa da Sedec para monitoramento dos serviços de turismo conquista 2º lugar em prêmio nacional

Publicado

em

O servidor de carreira da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o turismólogo Leandro de Carvalho Lima, conquistou o 2º lugar no 3º Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Gestão de Dados e Inteligência no Turismo”. A entrega dos troféus aos finalistas nas 10 categorias foi realizada na noite deste sábado (16.12), durante o Salão Nacional do Turismo, realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ao todo, foram mais de 370 inscritos para a disputa do prêmio.

Ele inscreveu o Programa de Evolução Digital no Turismo (PED Turismo), do Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, que visa melhorar a presença digital dos atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e similares, equipamentos e destinos turísticos.

Os locais e empresas são monitorados pela Plataforma de Gerenciamento de Reputação Online da TrustYou com base em avaliações e opiniões registradas por turistas. O intuito é a melhoria dos serviços prestados aos visitantes.

“O PED Turismo surgiu em 2021 com a apresentação de uma plataforma de monitoramento de reputação online. Aí a gente fez a contratação dessa plataforma, só que quando fui implantar o programa, eu vi que faltava alguma coisa. Então, criei um índice para poder equilibrar a disputa que a gente ia fazer entre os municípios, entre as empresas, que estariam no monitoramento e incentivá-los a melhorar a taxa de resposta nas principais plataformas como o Google, Booking, TripAdvisor, Decolar, Hotéis.com, entre tantas outras que servem de promoção para o turismo e melhorar a qualidade do serviço turístico. Então, a partir disso, a gente criou o Índice de Desempenho Turístico, o IDTur, que é exclusivo e ajuda demais os empresários, até porque a gente entrega relatórios a eles e promovemos capacitações”, explicou Leandro Lima.

Segundo o turismólogo, não há como fazer turismo sem presença digital, pois fora das grandes plataformas do mercado, o empresário está fora do fluxo de turistas que passam pelo Estado. O IDtur é aplicado em quatro indicadores: taxa de avaliação, número de avaliações, pontuação geral e desempenho.

“Isso tudo é baseado nas avaliações que os visitantes fazem como nos meios de hospedagem, restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, e atrativos turísticos como lagos, cachoeiras, praças, museus, tudo que tem a presença digital. Em 2022 foram mais de 217 mil avaliações em Mato Grosso. Nós monitoramos 1.500 locais em 71 destinos, cerca de 50% do território estadual. A taxa de aprovação desses locais é mais de 86%, e a gente quer melhorar isso”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, parabenizou o servidor pela iniciativa e por ter conquistado a premiação nacional em nome da Sedec e do Governo de Mato Grosso.

“São com ações como essa, com servidores motivados querendo fazer diferente para atingir resultados melhores, saindo do lugar comum, é que o Mato Grosso tem se tornado esse grande Estado com muitas oportunidades. Parabéns Leandro, parabéns a todos os integrantes do turismo. Iniciativas como essa ajudam os empresários e fortalece a política de turismo com dados e informações para que a iniciativa privada possa fazer o seu planejamento”.

O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, disse que o trabalho de monitoramento do Observatório do Turismo é muito importante, e o Programa de Evolução Digital traz dados, evidências para tomadas de decisões e principalmente para atrair o investimento do setor privado para o turismo.

“Leandro se destacou nessa premiação e no plano de trabalho de 2024, da Secretaria Adjunta de Turismo, a gente prevê mais investimentos para o setor do Observatório para que a gente possa ampliar esse programa e quem sabe buscar o primeiro lugar no próximo ano”.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sinfra informa que Consórcio BRT já finalizou limpeza em trecho afetado por chuva

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o Consórcio BRT já realizou a limpeza do trecho da Avenida do CPA, afetado pelas chuvas registradas nesta terça-feira (12.11), em Cuiabá.

No local estão sendo construídas as pistas de concreto que serão utilizadas pelo Sistema BRT. As obras incluem melhorias na drenagem do local, que ainda serão realizadas.

As obras de implantação do Sistema BRT estão sendo realizadas na Avenida do CPA trecho entre o Tribunal Eleitoral e o CREA. Não há obras sendo realizadas no trecho da Avenida da Prainha ou outros locais de Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora