Connect with us

Cuiabá

Empreendedores de Cuiabá e Várzea Grande incrementam o Natal da Gente 2023 com preços solidários

Publicado

em

Desde o início da programação do Natal da Gente 2023 lançado no dia 10 deste mês, vários empreendedores que atuam com o comércio de brinquedos, doces, pipocas, água, refrigerantes e outros itens, acompanham a Carreta da Luz fazendo a festa de toda a criançada. E assim será até o dia 23 quando as apresentações serão encerradas no Parque Tia Nair. Antes, porém, o Natal da Gente com a extensa carreta de luz e shows musicais percorrerá diversos bairros da cidade, levando entretenimento e alegria para as famílias. Além das cores, luzes e do bom velhinho, os olhares vibrantes das crianças também são alvos dos holofotes. Na sexta-feria (15) o evento aconteceu no campo de futebol do Bairro Três Barras e contou ainda, com show musical comandado pelo Dj Nero e a banda Mega Boys.

Não é só a criançada não. Gerações de famílias, como da Dona Nelci Francisca Araújo, 92 anos, que compareceu acompanhada dos filhos, netos e bisnetos, se deixam levar pelos brinquedos e atrativos da programação preparada pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

E tudo é válido para esperar o Papai Noel entrar em cena, inclusive a fila gigantesca para subir na Carreta de Luz que comportava também outros ídolos da garotada, como da Patrulha Canina e da Frozen, em especial a Elsa e o boneco Olaf. Antes tem a turma da Tia Hanna e o palhaço Plim Plim que fazem o aquecimento com brincadeiras e danças enquanto o Papai Noel se prepara para entrar em cena.

Neste clima, um brinquedo ou outro sempre motiva o público infantil. É aí que os empreendedores entram no circuito das atividades. “É um privilégio para nós podermos trabalhar e atender as crianças que gostam de atrativos diferentes e no dia a dia não podem ir aonde tem a oferta do brinquedo. O balão de led e o estilinguinho são brinquedos que vende muito, além dos balões safários. Mas temos várias outras opções e com preços bem mais acessíveis. Reduzimos um pouco o nosso ganho para favorecer a população mais carente”, explicou Camila Bueno, que mora do Cristo Rei, em Várzea Grande e participa da ação diariamente.

Roberto Albuquerque Camilo é do Centro de Cuiabá, e tem percorrido os bairros no Natal da Gente vendendo doces como cocada, pé de moleque, água.

Já a empreendedora Leia Lopes dos Santos que está acompanhando a programação não consegue participar de todos os eventos que acontecem na cidade. Mas, segundo ela, este é diferente e ela não poderia ficar de fora. “A Carreta de Luz é novidade, desperta atenção das pessoas, então fiz questão de manter a equipe presente com a oferta de cachorro-quente, pipoca, açaí, e outros. E tem sido muito bom, vendendo com preço mais em conta, valor mais acessível, mas muito prazeroso fazer parte dessa atração linda”, destacou Leia.

HORA DA FILA: IDOSOS E PCD NA FRENTE

De um jeito ou outro, as pessoas que compareceram ao evento no campo de futebol do bairro Três Barras, se emocionaram com o viram. E fizeram bonito ao se organizarem em fila para se encontrar com o Papai Noel, os personagens do mundo fictício (Frozen, Patrulha Canina, homem aranha) e se aventurar no mundo imaginário coberto pela neve. Tudo tinha um objetivo: o melhor ângulo e a melhor pose para aproveitar o cenário e registrar a melhor foto.

E não é que a Dona Nelci Francisca Araújo, 92 anos também estava na fila esperando a vez para ver o Papai Noel! Mas, ela foi levada para o início da fila, fazendo jus ao direito que tem, por conta da idade. Do mesmo modo as famílias que estavam com filhos portadores de alguma necessidade especial também tinham prioridade.

E assim, uma a uma as famílias subiram para registrar o grande momento. Dona Arenil Sebastiana Ventura, moradora do bairro Dr. Fábio preferiu não subir na Carreta de Luza por conta de sentir tontura por menor que seja a altura. “Está maravilhoso, mas vou ver daqui. Só não vou poder tirar as fotos lá”, pontuou.

As irmãs Brenda Ester Ferreira de Almeida, 6 anos, Stefany Vitória Ferreira Mendes, 7, e a prima Bianca Sofia de Almeida Silva, 9, eram só ansiedade. “Desde que viram na televisão não deram sossego, o tempo todo só falando que queriam tirar fotos com o Papai Noel, com Elsa e Olaf. Trouxemos elas e de fato, é muito especial. Só gratidão pelo casal Emanuel Pinheiro e dona Márcia Pinheiro por essa atenção com o povo. Na memória é o melhor registro”, disse Joilson Abreu Paulo de Almeida, pai das duas irmãs.

PROGRAMAÇÃO ATÉ O DIA 23

Sábado (16/12) a programação será realizada no Distrito do Coxipó, com a carreta de luz e toda a programação do Natal da Gente das 19h às 22h, na praça local.

Em 17 de dezembro (domingo), das 19h às 22h, no bairro Jardim União, no campo de futebol.

Em 18 de dezembro (segunda-feira), no CPA I – praça próxima ao Terminal (Avenida Joinville) das 19h às 22h.

Em 19 de dezembro (terça-feira), das 19h às 22h, o Natal da Gente chegará ao bairro Campo Velho.

Em 20 de dezembro (quarta-feira), das 19h às 22h, praça Cultural do Pedra 90.

Em 21 de dezembro (quinta-feira), das 19h às 22h, praça do Jardim Colorado.

Em 22 de dezembro (sexta-feira), das 19h às 22h, no bairro Osmar Cabral.

Em 23 de dezembro (sábado), encerramento da programação do Natal da Gente 2023 das 19h às 22h no Parque Tia Nair.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora