Connect with us

BRASIL

Essequibo: Maduro e presidente da Guiana terão novo encontro no Brasil

Publicado

em

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e presidente da Guiana, Irfaan Ali
Montagem iG / Imagens: Fotos Públicas e Freddie Everett/ Public Domain

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e presidente da Guiana, Irfaan Ali

Após a reunião em San Vicente e Granadinas , os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, concordaram em realizar o próximo encontro sobre o Essequibo, área disputada, no Brasil, em até três meses.

O encontro inicial ajudou a diminuir a tensão sobre o território de 130 mil metros quadrados, rico em recursos naturais. Embora não tenha resolvido completamente a discordância, ficou acordado que não haverá ameaças ou uso de força entre os países.

A divergência será tratada conforme o Acordo de Genebra de 1966, mas a Guiana se compromete com os alinhamentos da Corte Internacional de Justiça, enquanto a Venezuela não reconhece sua jurisdição na questão territorial.

Uma comissão conjunta de Ministros de Relações Exteriores de ambos os países será imediatamente estabelecida para abordar questões específicas, com atualizações em até três meses para Ali e Maduro.

Para evitar incidentes, foi acordado que em caso de controvérsias, os países comunicarão imediatamente ao Brasil, à Comunidade do Caribe (Caricom) e à Celac.

A reunião em San Vicente envolveu uma série de etapas, com mediação de Celso Amorim, conselheiro especial de Lula da Silva, e a presença de Ralph Gonsalves, primeiro-ministro local e presidente pró-tempore da Celac, além de Roosevelt Skerrit, presidente da Dominica e da Caricom.

Ali compareceu com um bracelete exibindo o mapa integral da Guiana, enfatizando a postura pacífica do país, enquanto Maduro expressou o compromisso com a paz na região.

O Brasil desempenha um papel essencial no conflito, sendo o único país que faz fronteira com ambos. O governo brasileiro enviou militares para Roraima e prevê o envio de blindados para possíveis operações na área, atuando contra a mineração ilegal, mas prontos para eventual escalada no conflito.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora