Connect with us

Cuiabá

Secretária de Gestão de Cuiabá participa do Fórum Nacional de Secretarias Municipais

Publicado

em

A Secretária de Gestão do município de Cuiabá, Ellaine Mendes, participa nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais – FONAC, realizado em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

O Fórum possibilita aprendizados sobre resultados positivos de cada administração, além do diálogo constante visando estabelecer vínculos importantes para os municípios.

“Para nós é um momento de aprendizado e também de ensinamentos, em que podemos compartilhar muito daquilo que evoluímos na Secretaria de Gestão”, afirmou Ellaine Mendes. “O diálogo e a troca de conhecimento com os colegas de outras secretarias municipais são fundamentais para entendermos até onde podemos chegar na administração pública, ressalvadas as peculiaridades de cada município. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro, que faz questão da participação nesse tipo de evento, visando sempre melhorias para a nossa cidade”, finaliza a secretária.

Nesse ano, a primeira edição do encontro foi em Natal, em seguida em Rio Branco e agora volta ao sul do Brasil para o encerramento da programação de encontros de gestores das capitais.

A Presidente do FONAC, Secretária de Licitações, Parcerias e Contratos de Florianópolis e anfitriã do encontro, Katherine Schreiner, ressaltou sua satisfação em receber os gestores das capitais.

“O FONAC é um foro muito importante onde se discute o que há de mais relevante na gestão pública. Além disso, o espaço de debates fomenta encaminhamentos muito relevantes, difunde soluções eficientes entre os entes e, sobretudo, nos permite um intercâmbio valiosíssimo de informações entre aqueles que estão presentes nesses encontros. Estou muito feliz por receber os colegas secretários em Florianópolis e espero que todos se sintam acolhidos e à vontade em nossa cidade”, disse.

O FONAC acontece a cada 4 meses em diferentes capitais do Brasil e sempre elege os pontos mais contundentes e latentes no cenário nacional e que tenha correlação com a gestão pública para que sejam promovidos debates e feitos encaminhamentos à diversas esferas e instituições visando fundamentalmente manifestar a opinião colegiada dos secretários que compõem o Fórum e requerer providências sobre o tema em foco.

A instituição existe há mais de 35 anos e completa em Florianópolis 30 anos de sua institucionalização.

Além da última edição do ano, a 81ª marca o aniversário do FONAC e suas lutas pela gestão pública municipal durante todos esses 30 anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora