A primeira aeronave Embraer KC-390 Millennium destinada à Força Aérea Portuguesa (FAP) retornou nesta segunda-feira (6) à Base Aérea nº11 de Beja, em Portugal. A despeito da nova passagem pelo país, o avião multimissão ainda não foi entregue à FAP.
Está é a segunda vez que o KC-390 com as cores da FAP voa até Portugal. A aeronave, que usa a matrícula brasileira temporária PT-ZDK, esteve em Beja em outubro de 2022, quando participou na inauguração das instalações da futura Esquadra 506, que será o operador do modelo no país. Na ocasião, o aparelho também passou por Alverva, onde fica a sede da OGMA – subsidiária portuguesa da Embraer e colaborada do programa de desenvolvimento do Millennium.
Primeiro cliente estrangeiro do KC-390
A Força Aérea Portuguesa encomendou cinco KC-390 em 2019 para substituir seus antigos turboélices C-130 Hercules. A aeronave tem componentes produzidos no país já que é um dos parceiros no programa brasileiro.
Após receber os equipamentos necessários para operar dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o KC-390 ainda deverá passar por um processo de certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional portuguesa.
Portugal será a segunda nação a operar o cargueiro militar da Embraer, após a Força Aérea Brasileira, que recebeu o primeiro avião em 2019. A previsão é que o primeiro jato da FAP entre em serviço no primeiro semestre deste ano.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.