Connect with us

MUNDO

Milei recebe Zelensky, Mauro Vieira, Bolsonaro e mais; confira

Publicado

em

Javier Milei recebe chefes de Estado na Casa Rosada
Reprodução/Televisión Pública – 10.12.2023

Javier Milei recebe chefes de Estado na Casa Rosada

Depois de ser empossado, o presidente argentino Javier Milei recebeu na tarde deste domingo (10) as delegações estrangeiras na Casa Rosada, sede do Executivo.

Quebrando o protocolo, Milei recebeu também o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) como convidado especial.

A recepção começou com os cumprimentos aos chefes de Estado e de governo. Apenas oito países compareceram à posse de Milei com seus líderes. Nomes alinhados à extrema direita marcaram presença, como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Zelensky abraçou Milei e conversou com ele. O presidente argentino aproveitou para entregar uma Menorá ao ucraniano. O candelabro de sete braços é um dos principais e mais difundidos símbolos do judaísmo.

Confira os chefes de Estado que compareceram pessoalmente:

  • Rei da Espanha, Filipe VI
  • Presidente do Paraguai, Santiago Peña
  • Presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan
  • Presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou
  • Presidente do Chile, Gabriel Boric
  • Presidente do Equador, Daniel Noboa
  • Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
  • Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán
Javier Milei recebe Bolsonaro na Casa Rosada
Reprodução/Televisión Pública – 10.12.2023

Javier Milei recebe Bolsonaro na Casa Rosada

Depois de receber os líderes, houve uma pequena pausa antes da recepção das demais delegações estrangeiras. Foi neste momento que Milei recebeu Bolsonaro, que entrou acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, dos filhos Flávio (senador pelo PL-RJ) e Eduardo (deputado federal pelo PL-SP), e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Javier Milei recebe Mauro Vieira na Casa Rosada
Reprodução/Itamaraty – 10.12.2023

Javier Milei recebe Mauro Vieira na Casa Rosada

Por fim, Milei recebeu as delegações estrangeiras – entre elas, estava o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. Os dois trocaram algumas palavras e, segundo o Itamaraty, Vieira e Milei “reiteraram o interesse mútuo no fortalecimento da relação bilateral” entre Brasil e Argentina.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora