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Em São Paulo, chuva causa morte de uma pessoa no bairro de Moema

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A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo no fim da tarde de hoje (8) deixou uma mulher morta no bairro de Moema, zona Sul da capital paulista. A vítima estava dentro de um veículo identificado para deficiente, que foi arrastado pela enchente. A ocorrência foi registrada na rua Gaivota.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o carro foi submerso pelas águas e quando a mulher foi retirada, estava em parada cardiorrespiratória. Os bombeiros iniciaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas a vítima não resistiu.

De acordo com os bombeiros, a corporação recebeu 61 chamados para resgates em enchente, 66 para quedas de árvores, e 13 desabamentos.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista, a chuva causou 36 pontos de alagamento na cidade. Às 19h30, nove pontos ainda estavam intransitáveis. O CGE ainda registrou rajadas de vento de 70km/h na estação meteorológica de Santana/Tucuruvi, na zona Norte, o transbordamento do Rio Verde, na zona Leste, e de três córregos.

*Colaborou Fernanda Cruz, da TV Brasil

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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