Entre janeiro e outubro de 2023, o Programa Recytec recolheu cerca de 76 toneladas de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Desse volume, mais de 16 toneladas de materiais foram encaminhados para empresas especializadas na reciclagem de plástico e ferro. A ação ainda garantiu a formação de 312 alunos em Montagem e Configuração, Robótica, Manutenção de Celulares, Informática Intermediária e Informática Básica ao longo do ano.
O programa é fruto da parceria entre a ONG Programando o Futuro e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), sendo uma resposta do Governo do Estado aos desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Além de realizar em grande escala o reaproveitamento de resíduos, o programa reforçou seu compromisso com a capacitação profissional e democratização da tecnologia.
Por meio de caravanas, campanhas de coleta e doações, o Recytec recebeu cerca de 75 toneladas de materiais que antes seriam descartados, possibilitando a o envio de 16.894,400 kg para empresas credenciadas. Todo processo é feito conforme as normas ambientais, sendo emitidos Certificados de Destinação Final de Resíduos (CDF). Outra parte do material segue em fase de separação e desmonte e futuramente serão designados para as empresas responsáveis pela reciclagem.
Além de promover o descarte apropriado, a iniciativa conta com cursos de capacitação em Montagem e Configuração, Robótica, Manutenção de Celulares, Informática Intermediária e Informática Básica. Ao longo do ano, foram formados 312 alunos, divididos em diversas turmas. Ainda há oito novas turmas que seguem em formação, com previsão de conclusão ainda em 2023.
Em maio, o governador Mauro Mendes assinou um convênio garantindo investimento de R$2,4 milhões para realização de novas formações pelos próximos dois anos.
O Recytec segue aberto para receber resíduos eletrônicos que seriam descartados, tanto de empresas quanto de pessoas físicas. Para realizar a doação basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar a coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.
Computadores recondicionados
Durante os cursos de capacitação da Recytec, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem de resíduos eletrônicos. O resultado final são máquinas funcionais e prontas para serem doadas. Em 2023, foram entregues 292 computadores para instituições.
Ao todo, 46 entidades foram atendidas com as doações. As principais beneficiadas foram: a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger, que recebeu um total de 40 computadores; o Centro Cultural Casa das Pretas e a EMEB Vereador Paulo de Campo Borges, que receberam 20 computadores cada.
A Associação Terapêutica Ambiental Paraíso (Atap) foi contemplada com 10 computadores. A presidente, Neusa Lima Vieira de Mouro, falou sobre a importância dessa doação para o centro de acolhimento.
“Utilizamos os equipamentos para ajudar no acolhimento de 150 pessoas em situação de rua. Tínhamos apenas um computador e vários setores precisando. Não tínhamos condições de comprar outro, mas agora deixamos todos os setores equipados”, explicou a coordenadora.
A Creche Nossa Senhora do Carmo também recebeu 10 computadores. A diretora, Dirce Cardoso da Silva, agradeceu a doação dos dispositivos que serão usados pela instituição em um projeto de informática para crianças com 4 e 5 anos.
“Dentre os projetos que trabalhamos esse ano está uma sala de informática. A chegada desses computadores nos alegrou muito porque até então só tínhamos o projeto, agora temos a certeza de mais uma realização. Eternamente agradecidos”, disse a diretora.
A entrega dos equipamentos possibilitou atingir um dos objetivos do programa: a democratização do acesso à tecnologia. De acordo com o coordenador do Recytec, Alexandre César Monteiro, todas as metas desse ano foram alcançadas e já há previsão de ampliação em 2024.
“As atividades realizadas pela Recytec em 2023 alcançaram as expectativas. Com cerca de 75 toneladas de resíduos coletados e mais de 300 alunos formados. O que fez a expectativa para o próximo ano ser de 240 toneladas de arrecadação, aumentando em 3x os resultados já alcançados neste ano”, disse o coordenador.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.