Connect with us

MATO GROSSO

Com apoio do Governo de MT, Centro de Referência Paralímpico é inaugurado em Várzea Grande

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) ajudou com repasse financeiro a garantir a implantação do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, o 2º do Estado. Nessa terça-feira (07.03), o secretário da pasta, Jefferson Carvalho Neves, participou da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo de Mato Grosso, o município e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“O esporte é uma ferramenta que pode transformar a vida dos jovens com deficiência. E somos gratos à Prefeitura de Várzea Grande por usar tão bem essa ferramenta, com atendimento de crianças e jovens em sete modalidades paralímpicas, contando com pessoas capacitadas e com muita vontade de fazer acontecer. É uma iniciativa que o Governo de Mato Grosso e a Secel sentem muito orgulho em serem parceiros”, destacou Jefferson.

O Centro de Referência Paralímpico tem o objetivo de estabelecer um programa de iniciação esportiva paralímpica para crianças e jovens com idades entre 11 e 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual, de Várzea Grande e região. Para a criação e manutenção do Centro, a Secel garantiu recursos de quase R$ 500 mil.

“Cumprimento o secretário Jefferson e quero dizer que as portas estão sempre abertas para projetos como esse, que garantem algo tão importante para os jovens com deficiência e suas famílias. Essa causa nos tocou muito e vamos tornar Várzea um dos centros de referência para o esporte paralímpico. Agradeço à parceria do CPB, de todos os envolvidos no projeto e também ao governador Mauro Mendes que é parceiro em várias outras demandas importantes do município”, expôs o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.

O outro centro paralímpico fica em Cáceres, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A Secel também está apoiando a construção do terceiro, em Canarana. 

De acordo o diretor técnico do CPB, David Costa, o programa de educação paralímpica tem como grande objetivo a inclusão social. “O que queremos é que o esporte esteja ao lado das demais atividades que ajudam a mostrar à sociedade que nós somos capazes. O esporte é transformador e nossa missão é tornar as aulas de educação física e projetos de iniciação esportiva cada vez mais inclusivas”.

Participaram também do momento de assinatura do Termo de Cooperação Técnica o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis,  e vereadores de Várzea Grande.

O Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande

As atividades do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande terão início na próxima quarta-feira (15.03). Direcionado ao público de 11 a 17 anos, o projeto inclui as modalidades de goalball, futebol de cegos, natação, atletismo, badminton, bocha e judô.

Inicialmente, as atividades serão oferecidas no Ginásio Poliesportivo Fiotão, que é o polo central do projeto. Posteriormente, também vão acontecer no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), no bairro Alice Gonçalves; na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos, no bairro Imperial; na Academia da Polícia Militar do Bairro Costa Verde; e no Ginásio Jorge Mussa, no bairro Figueirinha.

As inscrições seguem abertas para novos participantes no Ginásio Fiotão, em horário comercial. Para o cadastro, a documentação necessária é: RG e CPF (do aluno e do responsável), laudo médico, comprovante de endereço e da instituição de ensino, foto 3×4.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora