Connect with us

MUNDO

Ataque de Israel mata 21 parentes de repórter da Al Jazeera em Gaza

Publicado

em

Jornalista em área destruída pela guerra
Getty Images

Jornalista em área destruída pela guerra


Um funcionário da Al Jazeera perdeu 21 membros de sua família em um ataque aéreo israelita à casa onde eles estavam refugiados em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, na manhã desta quarta-feira (6).

Os pais de Alshrafi, Mahmoud e Amina, seus irmãos e suas esposas, assim como seus sobrinhos e sobrinhas, todos foram mortos. O jornalista disse à Al Jazeera que a casa de sua família foi atingida por um barril explosivo que abriu uma cratera no solo.

“Nenhuma das equipes da defesa civil conseguiu alcançar seus corpos”, disse Alshrafi. “Somos impedidos de nos despedir dos nossos entes queridos e privados de lhes dar um enterro digno.”


Um vídeo gravado após o ataque mostrou um parente de Alshrafi chorando diante dos escombros da casa.

“Parece que eles chegaram em casa por volta das 4 ou 5 da manhã. Não conseguimos chegar ao local até o sol nascer”, disse o familiar, acrescentando que várias crianças foram mortas.

Alshrafi, por sua vez, compartilhou o conteúdo da última mensagem de voz que sua mãe, Amina, enviou a ele antes de ser morta.

“Assalam Aalaykum. Bom dia, Momin. Como vai você? Espero que você esteja bem. Como estão sua esposa e filhos? Como está sua saúde? Cuide-se, filho. Que Allah tire você desta guerra ileso. Cuide bem de você mesmo. Estou com muita saudade de você, rezo por você todos os dias. Que Deus te abençoe.”

Em 25 de outubro, um ataque israelense matou vários familiares de Wael Dahdouh, outro jornalista que trabalha como correspondente árabe da Al Jazeera em Gaza. Pelo menos 16.248 palestinos foram mortos em Gaza desde 7 de outubro desde ano. Em Israel, o número oficial de mortos é de cerca de 1.200.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora